Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10616
Título: Família e escola, uma aproximação que inicia com a escolha do estabelecimento escolar
Autor(es): Campos, Liziane Aparecida Nunes
Orientador(es): Casagrande, Samira
Palavras-chave: Escolha escolar
Família
Alfabetização
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de licenciado no curso de Pedagogia da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
Resumo: O presente trabalho teve como tema: "Família e escola, uma aproximação que inicia com a escolha do estabelecimento escolar". Tem como objetivo identificar se as famílias estabelecem uma escolha escolar ao ingressar seus filhos na 1 série do ensino fundamental. Procurou-se contextualizar a família e a escola buscando elementos do passado e do presente para entendermos a atual configuração que estabelecem, no que se refere à escolha escolar. Propusemos também discutir nesse trabalho, como a escolha escolar pode ser no futuro, um investimento necessário para o cidadão e a importância dessa escolha na alfabetização dos indivíduos. Para concretizar este trabalho, nos fundamentamos em autores como: Ariès, Casagrande, Maccari, Nogueira, Oliveira, entre outros. A pesquisa foi feita com base na abordagem qualitativa. Foram entrevistadas cinco mães gue têm seus filhos matriculados na 1ª série do Ensino Fundamental. Utilizamos como instrumentos de coleta de dados, entrevistas semiestruturadas, contendo doze perguntas. Com esse trabalho, conclui-se que os pais fazem de uma forma ou de outra a escolha escolar de seus filhos desde a alfabetização. Os pais ao fazerem a escolha escolar de seus filhos, buscam uma boa qualidade de ensino, para que tornem-se cidadãos críticos e com capacidade de futuramente inserir-se numa profissão de sucesso, alcançando assim, o futuro tão sonhado.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Jul-2005
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10616
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (PED)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Restrição de acesso.pdfTCC3,29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.