Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10614
Título: A educação sexual na escola do ensino fundamental
Autor(es): Bôas, Jane Amaral Villas
Orientador(es): Rosso, Pedro
Palavras-chave: Escola
Educação Sexual
Sexualidade
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de licenciado no curso de Pedagogia da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
Resumo: O presente trabalho foi elaborado a partir de um estudo feito com professores e alunos de duas escolas de Ensino Fundamental, sendo uma da Rede Municipal e outra da Rede Estadual de Ensino, ambas de Criciúma, SC. O objetivo foi analisar como está sendo trabalhada a educação sexual no ensino fundamental para detectar as possíveis dificuldades encontradas tanto pelos educadores, quanto pelos educandos, ao ser abordado o tema sexo e sexualidade como matéria de estudo nos bancos escolares, nas primeiras séries do Ensino Fundamental. Para atingir os objetivos propostos realizaram-se entrevistas com cinco professores sendo, três da 3ª série e dois da 4° série. A pesquisa realizada entre os alunos, foi direcionada a 12 alunos da 3ª série e 8 alunos da 4° série, sendo 10 meninos e 10 meninas. A análise dos dados permitiu constatar que os professores pouco têm trabalhado o tema nas aulas, muitas vezes em razão do despreparo profissional, de preconceitos, de mitos e valores estabelecidos ao longo do tempo, restando evidenciado que os professores carecem de uma formação psicopedagógica adequada ao nosso tempo, para poderem abordar o tema, uma vez que este é de fundamental importância para a formação moral e social do ser humano. Constatou-se, também, que os alunos possuem curiosidades acerca do tema, muitas vezes não satisfeitas e que muitos encaram-no com malícia, preconceito e medo.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Jul-2005
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10614
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (PED)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Restrição de acesso.pdfTCC3,29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.