Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10612
Título: Práticas pedagógicas x hiperatividade nas séries iniciais nas escolas da rede municipal de Criciúma
Autor(es): Machado, Giseli Bitencourte Colombo
Orientador(es): Ferreira, Eliene Benta de Campos
Palavras-chave: Formação docente
Criança
Práticas pedagógicas
TDAH
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de licenciado no curso de Pedagogia da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
Resumo: Este trabalho apresenta um estudo realizado com professores de séries iniciais pertencentes à rede municipal de ensino de Criciúma. Tem como objetivo analisar quais fundamentos teóricos os professores da rede municipal possuem no trabalho com crianças que apresenta TDAH, problematizado questões que levem todos os profissionais do âmbito escolar a refletir sobre sua prática pedagógica. Para a concretização deste trabalho realizamos uma pesquisa bibliográfica. Baseamos essa reflexão nas discussões teóricas acerca da formação docente, bem como, discutimos o conceito e critérios sobre o transtorno de déficit de atenção por hiperatividade, assim como a relação desta criança na família e escola. A metodologia utilizada na análise dos dados é de cunho quantiqualitativa. Para coletar Os dados com os professores, utilizamos como suporte instrumental um questionário semiaberto e observação em sala de aula com um roteiro estruturado. Buscamos analisar os dados descritivamente por meio de gráficos, pontuando com o referencial teórico. Constatamos que a ação pedagógica dos professores é bastante fragilizada necessitando estes de serem preparados para trabalhar com crianças que apresentam hiperatividade, além do que, deslocam para outros profissionais a responsabilidade de intervenção junto aos alunos que possuem TDAH, e quando o faz, muitas vezes é sem um planejamento totalizador da própria criança, ou seja, os sem levar em conta aspecto psicomotor, que é a base central do distúrbio.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Jul-2005
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10612
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (PED)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Restrição de acesso.pdfTCC3,29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.