Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10611
Título: Alfabetização e letramento: uma proposta metodológica sobre o uso das tipologias textuais
Autor(es): Medeiros, Gisele Rosa
Orientador(es): Casagrande, Samira
Palavras-chave: Alfabetização
Letramento
Escolarização
Tipologias textuais
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de licenciado no curso de Pedagogia da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
Resumo: O processo de alfabetização deve significar muito mais do que uma simples técnica de ler e escrever, pois a interação com a "indústria cultural" e tudo que lhes são apresentados, por meio dos conteúdos devem servir de instrumento para que o indivíduo consiga usá-lo e interagir na sociedade, ou seja, usar o que aprendeu para poder atingir seu objetivo na comunidade /sociedade. Por tanto, necessitamos mostrar e interagir com nossos alunos algo que este faça parte de seu cotidiano, como a diversidade de textos onde o sujeito tenha vínculo, ou que não seja distante de sua realidade, mas também, que esse tenha um objetivo e que tragam nas entrelinhas histórias que os mesmos se identifiquem, que não sejam meras palavras em cima de palavras. A partir dessa concepção este trabalho de pesquisa tem como objetivo subsidiar alguns professores que trabalham com 1ª a 4ª série do Ensino Fundamental, no que se refere a língua escrita pela criança, jovens ou adultos, entendendo-a como um processo de socialização que vai além das suas habilidades de ler e escrever. Buscamos, suporte teórico nos estudos de Soares, Smolka e Sérkez, Martins, no que se refere às habilidades de utilizar o código linguístico para interagir na sociedade e em relação às atividades que possibilitam o trabalho com texto. Usamos como metodologia a pesquisa semiestruturada que permitiu uma aproximação maior por parte do entrevistando e do entrevistado. Buscando Compreender como são encaminhadas as leituras e produções de textos em sala de aula? Quais os principais tipos de textos trabalhados? E qual a importância das habilidades textuais para criança, na visão do professor? Com base nas teorias estudadas e na análise dos dados, podemos considerar que nas escolas pesquisadas se utiliza o texto como principal ponto de partida para a alfabetização. Destes textos, são priorizados a realidade de cada criança e os significados desses na vida de cada um, e também a analise linguística dos mesmos dando a ambos, estudos o mesmo grau de importância. Com isso podemos concluir que os textos selecionados pelas escolas vão além do trabalho de sistematização dos conteúdos da língua escrita: servem também como instrumento para que o indivíduo consiga usá-lo e interagir na sociedade, ou seja, usar o que aprendeu para poder atingir seu objetivo na comunidade que vive.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Jul-2005
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10611
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (PED)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Restrição de acesso.pdfTCC3,29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.