Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10610
Título: A distância entre a teoria da Proposta Curricular de Santa Catarina e a prática dos educadores das séries iniciais da rede pública de ensino
Autor(es): Alves, Fernanda
Orientador(es): Cruz, Vera Maria Silvestri
Palavras-chave: Mediação
Interação
Concepção
Proposta Curricular
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de licenciado no curso de Pedagogia da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
Resumo: Neste trabalho discutimos e refletimos as questões vinculadas a distância que há entre a teoria da Proposta Curricular de Santa Catarina e a prática dos educadores das séries iniciais da rede pública de ensino. Buscamos analisar a prática pedagógica dos professores das séries iniciais, identificando se está de acordo com os pressupostos da Proposta Curricular de Santa Catarina, buscando levantamento de dados que possibilitem a discussão do tema. Esse estudo foi desenvolvido por meio de uma abordagem qualitativa em que buscamos direcionar nosso olhar sobre o tema. Os instrumentos utilizados foram um questionário aplicado a dez professores e uma pesquisa de campo descritiva, com duas turmas das séries iniciais escolhidas. Os dados foram analisados a partir de categorias para um melhor organização dos mesmos. ldentificamos que alqumas professoras desconhecem a P.C.S.C. e realizam suas práticas de forma descontextualizadas à da sua concepção de ensino aprendizagem adotada. Concluímos que há necessidade de novas apropriações e ressignificações do conhecimento teórico/prático da P.C.S.C, por parte das docentes no sentido de compreenderem seu papel de mediadores, no processo de apropriação do conhecimento científico dos alunos.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Jul-2005
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10610
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (PED)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Restrição de acesso.pdfTCC3,29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.