Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10608
Título: Professora alfabetizadora. Quem tu és? O que ensinas? Um estudo sobre as práticas pedagógicas na alfabetização
Autor(es): Ugioni, Aldri Antunes
Orientador(es): Casagrande, Samira
Palavras-chave: Professora alfabetizadora
Prática pedagógica
Alfabetização
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de licenciado no curso de Pedagogia da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
Resumo: O presente trabalho enfoca a importância da prática pedagógica da alfabetizadora no processo ensino/aprendizagem. Busca-se analisar como as professoras alfabetizadoras constroem a prática pedagógica na primeira série do Ensino Fundamental. Centramos o problema deste estudo em, como as professoras constroem a prática alfabetizadora. Para a concretização deste trabalho, buscamos fundamentos teóricos em autores como; Cagliari (1998), Garcia (1996 e 2001 ), Guedes (2002), Proposta Curricular de Santa Catarina (1998), Rios (2001), Smolka (1993), entre outros. No referencial teórico apresentamos um estudo sobre a Prática Docente em uma perspectiva reflexiva; Prática Pedagógica da Professora Alfabetizadora: uma proposta e Práticas Alfabetizadoras: outros caminhos. A pesquisa está baseada na abordagem qualitativa, com entrevista semiestruturada proposta para seis professoras alfabetizadoras da rede pública do município de Criciúma. Constatamos que podemos encontrar algumas professoras alfabetizadoras que apresentam como objetivo de ensino, proporcionar para a criança a apropriação do sistema de leitura e escrita, por meio de atividades significativas, exercendo desta forma seu papel com uma visão reflexiva sobre a prática pedagógica, mas também podemos encontrar professoras alfabetizadoras que desenvolvem práticas pedagógicas baseadas em uma concepção mecanicista.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Jul-2005
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10608
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (PED)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Restrição de acesso.pdfTCC3,29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.