Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10606
Título: A influência do acesso ao mundo letrado no processo de apropriação da leitura e da escrita na 1ª série do ensino fundamental.
Autor(es): Bitencourt, Simone Virtuoso Scremim
Orientador(es): Zanette, Maria Valkiria
Palavras-chave: Alfabetização
Ensino-aprendizagem
Metodologia
Letramento
Processo
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de licenciado no curso de Pedagogia da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
Resumo: "Buscando conhecer e refletir sobre a alfabetização, surgiu o interesse de realizar uma pesquisa com o tema: A influência do acesso ao mundo letrado na apropriação da leitura e da escrita na 1 série do ensino fundamental. O principal objetivo nesta pesquisa é verificar se o acesso ao mundo letrado contribui para a apropriação da leitura e da escrita, e se o não acesso é uma variável que realmente dificulta a aprendizagem das crianças. A pesquisa também tem como objetivos, identificar as metodologias utilizadas pela professora da turma pesquisada, e como procede pedagogicamente frente às dificuldades de seus alun0s. Fundamenta-se na concepção histórico-cultural de Vygotsky e seus seguidores sem deixar de abordar as demais teorias que fundamentam o processo de alfabetização. A pesquisa caracteriza-se como uma pesquisa de campo do tipo descritiva com abordagem qualitativa e foi realizada numa Escola pública do Município de Içara. Como instrumento de pesquisa, foram utilizados questionários, e observação direta da prática alfabetizadora. As análises dos dados coletados revelam que o acesso ao mundo letrado influencia na aprendizagem das crianças, visto que, antes mesmo de sua entrada na escola, ela já tem contato com a sociedade letrada. Mas, um outro fator determinante na aprendizagem é a metodologia utilizada pelo professor. Neste sentido, é preciso que o professor reflita sobre sua prática educativa, buscando caminhos que sejam favoráveis å aprendizagem significativa de seus alunos, tendo assim, um compromisso maior com a educação.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Dez-2004
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10606
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (PED)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Restrição de acesso.pdfTCC3,29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.