Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10604
Título: O processo avaliativo na alfabetização: Concepções que permeiam a prática pedagógica
Autor(es): Custódio, Rúbia João
Orientador(es): Cruz, Vera Maria Silvestri
Palavras-chave: Avaliação
Alfabetização
Compromisso
Reflexão
Aprendizagem
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de licenciado no curso de Pedagogia da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
Resumo: Este trabalho apresenta o estudo realizado com professores da 1ª série de seis escolas do ensino fundamental, localizadas nos municípios de lçara e Criciúma. O objetivo foi analisar suas concepções avaliativas, percebendo se as mesmas contribuem na melhoria do processo ensino-aprendizagem. Para a concretização deste trabalho, realizamos uma pesquisa bibliográfica para fundamentar teoricamente o tema e uma pesquisa do tipo descritiva com abordagem qualitativa. Neste processo buscamos coletar e analisar os dados, pontuando-se as considerações desta pesquisadora. Para apreender as manifestações dos professores, utilizamos como suporte instrumental questionários com perguntas abertas e observações realizadas em sala de aula. Constatamos que os professores procuram conceber o processo avaliativo de maneira formativa, diagnóstica e processual, como um processo que auxilia na apropriação do conhecimento dos educandos. Entretanto, em sua prática pedagógica, alguns professores apresentam grandes dificuldades de ordem teórico-prática para desenvolver esta linha de avaliação que, deve sempre estar ligada ao processo de ensino-aprendizagem e está relacionada ao tipo de homem que queremos formar. Elegemos, como suporte teórico, a abordagem histórico-cultural por entendermos, que ela nos possibilita compreender melhor as relações entre professor/aluno e conhecimento.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Dez-2004
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10604
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (PED)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Restrição de acesso.pdfTCC3,29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.