Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10602
Título: As contribuições da afetividade no processo ensino-aprendizagem de estudantes que frequentam as séries iniciais pertencentes às classes populares
Autor(es): Marco, Michele da Silva
Orientador(es): Clasen, Julia Hélio Lino
Palavras-chave: Afetividade
Professor
Educando
Processo ensino-aprendizagem
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de licenciado no curso de Pedagogia da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
Resumo: Acredita-se que apropriação do conhecimento se dá por meio da mediação e das interações onde a afetividade deva estar inclusa durante todo o processo. A presente pesquisa vem ao encontro da necessidade em mostrar a importância e as contribuições da afetividade no processo de ensino aprendizagem. Onde analisou-se Os dados obtidos por meio de entrevistas e observações das atividade realizadas por quatro professoras da rede municipal de ensino de Criciúma, que atuam na primeira série do ensino fundamental. Para tanto utilizou-se a metodologia qualitativa, que valoriza os aspectos que podem ser entendidos como um universo de significados das ações humanas que não podem ser medidos quantitativamente. Com o objetivo de conhecer as práticas pedagógicas, concepções de infância e a importância dada às relações afetivas que norteiam o trabalho das professoras pesquisadas. A fundamentação teórica da pesquisa foi baseada em autores que abordam a afetividade como um dos fatores relevantes no processo de ensino aprendizagem e do compromisso que o educador deve assumir propondo atividades lúdicas, significativas, contextualizadas de acordo com as especificidades culturais e afetivas de seus educandos. Concluindo-se que a prática educacional deveria estar relacionada com a teoria que se diz assumir enquanto educador. Percebendo que a afetividade permeia efetivamente o processo ensino aprendizagem e o quão importante e favorável ao desenvolvimento cognitivo da criança, se presente nas relações em sala de aula.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Dez-2004
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10602
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (PED)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Restrição de acesso.pdfTCC3,29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.