Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10601
Título: Transição da 4ª para a 5ª série do ensino fundamental: anseios enfrentados por professores e alunos
Autor(es): Damasio, Marieli Frasson
Orientador(es): Coral, Soraia Regina Naspolini
Palavras-chave: Transição
Ansiedade
Afetividade
Currículo
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de licenciado no curso de Pedagogia da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
Resumo: O presente estudo versa sobre a transição dos alunos da 4a para a 5a série do Ensino Fundamental e a forma com que eles e seus professores lidam com esta situação. Este deu-se pelo fato de que os alunos não se sentem preparados para enfrentarem as mudanças encontradas na nova fase escolar. As diferenças no Currículo juntamente com as transformações físicas e emocionais causadas pela passagem da infância para a adolescência geram anseios e dificuldades adaptativas. Neste momento o professor, como mediador, tem a função de ajudar seus alunos nesta difícil fase e minimizar suas ansiedades auxiliando-os na transição da mesma. A metodologia adotada nesta pesquisa foi do tipo descritiva, com uma abordagem qualitativa, buscando analisar os dados em seu contexto. E o instrumento utilizado foi um questionário aplicado a quatro professores e quatro alunos de 4ª série de três escolas da rede municipal de Morro da Fumaça. Com a análise dos dados constatou-se que a maioria dos professores questionados adotam a concepção Sócio-Histórica, compreendendo o aluno como um todo e assim podem perceber suas dificuldades em lidar com as novidades e buscar desenvolver atividades para a superação as mesmas.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Dez-2004
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10601
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (PED)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Restrição de acesso.pdfTCC3,29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.