Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10600
Título: O recurso internet como ferramenta auxiliar do professor das séries iniciais do ensino fundamental
Autor(es): Bernardini, Maria Tereza
Orientador(es): Fernandes, Cristiane Pavei Martinello
Palavras-chave: Tecnologia
Internet
Professor
Aluno
Processo ensino-aprendizagem
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de licenciado no curso de Pedagogia da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
Resumo: Inúmeras inovações tecnológicas foram desenvolvidas ao longo dos anos e estão sendo incorporadas ao processo educacional. A internet é considerada, dentre estas inovações, a mais completa. Ela pode oferecer uma variedade de ferramentas e benefícios ao processo de aprendizagem, mas o uso adequado destas ferramentas depende da qualificação do professor e da prática pedagógica utilizada. Considerando estes fatores, o presente trabalho aborda o embasamento teórico do recurso Internet no processo ensino-aprendizagem, identificando os recursos oferecidos que podem ser utilizados como ferramenta de apoio ao professor das séries iniciais do ensino fundamental, verificando, assim, com que objetivos são utilizados estes recursos. Portanto, é imprescindível que o professor perceba e saiba o valore a importância do uso deste recurso para o bom desempenho e eficácia do seu trabalho escolar. Este trabalho ainda aborda uma pesquisa qualitativa, elaborada através da observação e questionário aplicado aos professores das séries iniciais e de informática do ensino fundamental, de duas instituições de ensino particulares da nossa região. Tal pesquisa procura destacar as formas de utilização da internet por parte desses professores, analisando as atividades propostas pelos mesmos, com a utilização da Internet em sala de aula e a postura adotada pelo professor frente a esta tecnologia.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Dez-2004
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10600
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (PED)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Restrição de acesso.pdfTCC3,29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.