Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10597
Título: Sexualidade: um desafio constante para os educadores
Autor(es): Silva, Juliana da
Orientador(es): Coral, Soraia Regina Naspolini
Palavras-chave: Educador
Educando
Indisciplina
Processo de ensino - aprendizagem
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de licenciado no curso de Pedagogia da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
Resumo: O presente trabalho de pesquisa busca analisar as atitudes tomadas pelos professores das séries iniciais diante dos problemas de indisciplina dos educandos apontar os principais motivos que levam os mesmos à estes problemas, para construir algumas alternativas de superação fundamentadas na concepção sócio- histórica. A falta de informações dos professores perante às ações que devem tomar quando os alunos possuem problemas de indisciplina levou-nos a refletir e aprofundar as questões que se referem às ações dos educadores frente aos problemas de indisciplina dos educandos. Utilizou-se a pesquisa descritiva com abordagem qualitativa para analisar e correlacionar os dados coletados e assim alcançar os objetivos propostos neste trabalho. Para isso, foi utilizado um questionário aplicado a 12 (doze) professores de 3 (três) escolas da rede municipal de Morro da Fumaça, que atendem a diferentes realidades. As análises dos dados constataram que a maioria dos educadores entendem a disciplina como "regime de ordem para o bom funcionamento da escola". Para tanto, a disciplina deve partir de uma necessidade consciente, para levar o educando a ter consciência das suas ações e ser um indivíduo responsável e o professor deve estar interagindo para que os mesmos sintam-se integrantes do processo de construção da coletividade em sala de aula.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Dez-2004
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10597
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (PED)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Restrição de acesso.pdfTCC3,29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.