Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10596
Título: O jogo e a brincadeira no espaço da sala de aula nas séries iniciais do ensino fundamental
Autor(es): Concer, Janaina
Orientador(es): Volpato, Gildo
Palavras-chave: Jogo
Brincadeira
Criança
Professor
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de licenciado no curso de Pedagogia da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
Resumo: Analisar as atividades desenvolvidas pelos professores das séries iniciais, verificando se os mesmos contemplam o jogo e a brincadeira como recurso metodológico para apropriação do conhecimento é o objetivo geral deste trabalho. Os objetivos específicos estão voltados a: verificar se o professor utiliza o jogo e a brincadeira no espaço da sala de aula: identificar os tipos de jogos e brincadeiras mais utilizados pelo professor, verificar se há manifestações lúdicas das crianças em sala, e se há, como e quando se manifestam fora do espaço formal. Como problema de pesquisa levantamos a seguinte questão: O jogo e a brincadeira são atividades desenvolvidas nas séries iniciais do ensino fundamental como recurso metodológico para apropriação do conhecimento? Considerando que o jogo e a brincadeira devam ocupar um espaço na sala de aula do ensino fundamental, fica evidente a necessidade de haver uma intencionalidade por parte dos professores, no sentido de criar condições para que jogos e brincadeiras conjuntas sejam possíveis no grupo de crianças. A mediação do educador e seu tipo de envolvimento na atividade é fundamental tanto para organizar e intervir nesse espaço e nesse ambiente, criando propostas de trabalho significativas, dando espaço ao aparecimento da brincadeira e do jogo. O suporte teórico do presente trabalho, fundamenta-se nos conceitos de Vygotsky, Volpato, Kishimoto, Fontana e Cruz, entre outros. A finalidade de conhecer a influência dos jogos e das brincadeiras nas séries iniciais do ensino fundamental com o objetivo de Compreender o espaço que os professores têm reservado à brincadeira, orientou-nos para uma pesquisa qualitativa, com trabalho de campo o qual optamos em utilizar-se da entrevista semiestruturada e observação participante. A pesquisa foi realizada com professores de 1 a 4ª série de uma escola municipal na cidade de Urussanga. Concluímos com este estudo que os professores concordam que os jogos e brincadeiras são importantes, mas durante o período de observação, percebemos que no seu fazer pedagógico não contemplam essas atividades. Isso aponta para a necessidade de maior compreensão por parte dos professores e de todos os componentes da escola, sobre o que significa o jogo e a brincadeira na vida das crianças, o que só poderá acontecer por meio de um trabalho contínuo de formação dos professores.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Dez-2004
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10596
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (PED)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Restrição de acesso.pdfTCC3,29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.