Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10591
Título: Processo ensino-aprendizagem: uma tarefa da escola e da família.
Autor(es): Buss, Fatima Grasiela dos Santos
Orientador(es): Coral, Soraia Regina Naspolini
Palavras-chave: Criança
Relação família-escola
Processo ensino-aprendizagem
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de licenciado no curso de Pedagogia da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
Resumo: O presente trabalho procura contribuir para o estudo sobre o relacionamento entre família e escola a partir de uma pesquisa desenvolvida na primeira série do Ensino Fundamental, em três (3) escolas municipais de Forquilhinha, tem por objetivo analisar como a participação da família na escola pode contribuir para o processo ensino-aprendizagem das crianças de primeira série do Ensino Fundamental. Sabe-se que a participação da família na escola é de fundamental importância para desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem, como também para uma melhor qualificação da educação. A presente pesquisa possui características descritivas, com abordagem qualitativa, onde levantamos dados e buscamos analisá-los à luz do referencial teórico. Nessa busca, as leituras foram constantes, permeando a pesquisa de campo, a elaboração do material escrito e as análises e interpretações de dados. Tivemos como suporte teórico os seguintes autores: Priore(2000), Ribeiro (1999), Scoz (2000), Teles (1993), Weil (1986), entre outros. Para tanto, realizamos uma pesquisa, cuja população alvo foram cinco (5) professores da primeiras série do Ensino Fundamental, e dez (10) pais/mães de alunos da mesma série. Para a realização e coleta dos dados foram aplicados questionários semiestruturados com questões abertas e fechadas. Por intermédio dessa pesquisa foi constatado, que a escola deve possibilitar novas práticas educativas que envolvam a família na instituição escolar, promovendo a participação dos mesmos no processo ensino-aprendizagem de seus filhos.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Dez-2004
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10591
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (PED)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Restrição de acesso.pdfTCC3,29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.