Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10590
Título: A inclusão da criança com Síndrome de Down no ensino regular no município de Içara-SC.
Autor(es): Bittencourt, Dolermi
Orientador(es): Daminelli, Albertina Serafim
Palavras-chave: Inclusão
Síndrome de Down
Portadores de necessidades especiais
Ensino regular
Professores
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de licenciado no curso de Pedagogia da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
Resumo: Se trabalhado adequadamente desde o nascimento, os portadores da Síndrome de Down podem levar uma vida quase normal, longe de preconceitos eles crescem como qualquer outra criança, são pessoas especiais que se forem bem acompanhadas podem superar barreiras impostas pela anomalia genética. Para termos uma compreensão mais aprofundada sobre o portador da Síndrome de Down dentro da escola regular, optou-se pela observação e análise de seu cotidiano, quanto melhor a criança for aceita pela família e pela comunidade maior será o seu desenvolvimento. Este estudo procura fazer um trabalho de acordo com o desenvolvimento e aperfeiçoamento na formação do educando portador da Síndrome de Down desde seus passos iniciais a um ajustamento social. Mostraremos que a inclusão constitui um crescimento conjuntivo na vida familiar e na sala de aula. O quanto é importante a presença do professor capacitado, fazendo o encaminhamento adequado com recursos e espaço físico. O professor é o principal personagem para a formação de uma sociedade inclusiva. Para avaliarmos e refletimos como ocorre esse processo de inclusão do educando portador da Síndrome de Down no ensino regular da rede de ensino municipal de lçara, apresentamos dados obtidos por meio de observação do cotidiano na Escola Regular onde o educando portador da Síndrome de Down está inserido. Relatamos, ainda o resultado dos questionários aplicados com professores do ensino regular e uma entrevista com a mãe. Percebemos que as dificuldades são grandes e que a falta de informação é maior ainda. O portador da Síndrome de Down não é um doente e devemos nos conscientizar que temos que perder o medo dessas crianças que tem a diferença estampada na face.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Dez-2004
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10590
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (PED)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Restrição de acesso.pdfTCC3,29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.