Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10589
Título: A construção da disciplina escolar: um esforço consciente e interativo entre família e escola.
Autor(es): Milanez, Denis Spillere
Orientador(es): Cruz, Vera Maria Silvestri
Palavras-chave: Indisciplina
Ensino aprendizagem
Interação aluno-família-sociedade.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de licenciado no curso de Pedagogia da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
Resumo: Neste trabalho discutimos questões voltadas à indisciplina escolar e de que forma ela vem sendo encaminhada pelos educadores. Essa problemática merece estudo mais aprofundado, tendo em vista a sua influência no processo ensino aprendizagem. Alguns educadores têm considerado a indisciplina como um fenômeno natural, provinda dos problemas familiares, da organização social. Outros apontam a escola como produtora de indisciplina, considerando sua estruturação e a prática pedagógica. Entretanto, a ênfase deste estudo tem como objetivo compreender quais as principais dificuldades que o educador tem em relação aos problemas disciplinares dos educandos. Para apreender as manifestações sobre o assunto questionamos pais e professores das series inicias de uma escola da rede estadual de ensino de Nova Veneza. A fundamentação teórica da pesquisa foi baseada em autores que pensam a disciplina como um objetivo educacional de participação democrática e compreendem que a mesma se dá com esforço consciente e interativo. Os resultados do trabalho foram obtidos por meio da pesquisa qualitativa, tendo como fonte de coleta de dados, um questionário em que três pais e três professores ressaltaram suas opiniões sobre os motivos geradores da indisciplina em sala e aula. Foi possível perceber, que os professores tem ideias bonitas sobre disciplina, mas ainda não sabem porque não conseguem colocá-las em prática. Por sua vez 0S pais acham que a escola tem que dar um "jeito". Não Conseguem ainda compreender quais os papéis necessári0s enquanto educadores. Neste sentido acredita-se que a construção da disciplina consciente e interativa é necessária possível e urgente, para isso necessita de estudo e reflexão, por parte dos professores e pais.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Dez-2004
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10589
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (PED)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Restrição de acesso.pdfTCC3,29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.