Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10588
Título: A presença masculina nas séries iniciais em Criciúma: questões de gênero e educação.
Autor(es): Mondardo, Daiane Savio
Orientador(es): Ostetto, Lucy Cristina
Palavras-chave: Educação
Magistério
Feminização
Gênero
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de licenciado no curso de Pedagogia da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
Resumo: O presente trabalho é uma reflexão sobre a presença masculina no magistério em Criciúma. Neste trabalho, procuramos discutir sobre a história da educação no Brasil e em Santa Catarina, tendo como eixo de discussão a feminização do magistério que a principio foi idealizado somente para o sexo masculino. Por isso, a questão do gênero foi utilizada como categoria de análise, por entender que as questões que envolvem o magistério são perpassadas, pelas relações sociais que constroem homens professores e mulheres professoras. Como metodologia, aplicou-se um questionário a quatro professores do sexo masculino que atuam e atuaram nas séries iniciais em Criciúma. A pesquisa teve caráter descritivo e qualitativo, os dados coletados foram analisados com base no referencial teórico apresentado. Este estudo permitiu compreender alguns motivos que fazem com que os homens busquem outras profissões e não a do magistério, confirmando que as questões de gênero se fizeram presentes, entre elas, o salário.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Dez-2004
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10588
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (PED)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Restrição de acesso.pdfTCC3,29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.