Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10587
Título: O que pensam pais e mães de escolas públicas e particulares do Município de Morro da Fumaça quando o assunto é "uma escola de qualidade?"
Autor(es): Maccari, Daiana
Orientador(es): Ostetto, Lucy Cristina
Palavras-chave: Educação de qualidade
Pais
Participação
Gestão Democrática
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de licenciado no curso de Pedagogia da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
Resumo: O presente trabalho teve como tema: "O que pensam pais e mães de escolas públicas e particulares do município de Morro da Fumaça quando o assunto é uma escola de qualidade", teve como objetivo saber se a classe social, à qual os pais e à mães estão inseridos, interfere nas suas concepções de educação de qualidade. Fez-se uma contextualização sobre a história da educação na Europa e no Brasil, uma reflexão do conceito de função social da escola e uma discussão teórica sobre o que é educação de qualidade, o que diz a Lei de Diretrizes e Bases sobre educação de qualidade e gestão democrática e o conceito de gestão democrática. A pesquisa feita foi descritiva com abordagem qualitativa para análise de dados. Foram entrevistados quatro pais e quatro mães de escolas públicas e particulares do município de Morro da Fumaça. Como instrumento de pesquisa, foi elaborado um questionário com dez perguntas para pais e mães, Com esse trabalho pôde-se concluir que a escola ainda está com objetivos voltados para a classe alta, deixando os menos favorecidos com uma educação utópica e fora da realidade bem como é fundamental a participação dos pais e mães na escola e na educação de seus filhos para que, juntos, escola e Comunidade escolar tornem a educação igualitária e de qualidade.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Dez-2004
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10587
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (PED)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Restrição de acesso.pdfTCC3,29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.