Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10585
Título: A Síndrome de Burnout: divergências sobre o nexo causal de reconhecimento como doença ocupacional – análise dos julgados do TRT/12ª Região (2018-2022)
Autor(es): Brittos, Tainá Souza de
Orientador(es): Felício, Raquel de Souza
Palavras-chave: Síndrome de Burnout
Nexo causal
Riscos ambientais do trabalho
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de bacharel no curso de Direito da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
Resumo: O presente estudo monográfico tem como objetivo analisar as divergências sobre o nexo causal para o reconhecimento da Síndrome de Burnout como doença ocupacional a partir dos julgados do Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região. As doenças psíquicas estão presentes na sociedade e também dentro das organizações, onde elas podem se manifestar de diferentes modos, o que traz dificuldade para o reconhecimento da patologia como desenvolvida pelo trabalho ou a partir dele. Diante disso, a presente monografia utilizou técnicas de pesquisa bibliográfica por meio de concepções históricas, teses, dissertações, artigos científicos, normas jurídicas e livros, bem como pela análise de julgados do respectivo tribunal referentes aos anos de 2018 a 2022. No desenvolvimento da pesquisa analisou-se a história do Direito do Trabalho e da Síndrome de Burnout, seu desenvolvimento, sintomas, tratamentos e prevenções, como nexo causal se apresenta e quais as decisões dos julgados do tribunal. Com isso, foi possível verificar a divergência de decisões dos magistrados perante a patologia e como o ônus probatório em sua maioria é do trabalhador.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Jul-2023
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10585
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (DIR)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tainá Souza de Brittos.pdfTCC674,81 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.