Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10562
Título: Avaliação do comportamento térmico e mecânico de pavers com adições de resíduos
Autor(es): Meurer, Karine Werber
Orientador(es): Junca, Eduardo
Co-orientador: Angioletto, Elidio
Palavras-chave: Pavers de concreto
Pavers de concreto – Propriedades térmicas
Pavers de concreto - Propriedades mecânicas
Concreto – Aditivos
Resíduos de vidro – Reaproveitamento
Pedra São Tomé
Descrição: Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais da Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC, como requisito parcial para a obtenção do título de Mestre em Ciência e Engenharia de Materiais.
Resumo: O desenvolvimento de novos materiais e tecnologias empregados nas construções busca constantemente melhorias, bem como potenciar novas matérias primas para a confecção de produtos já tradicionalmente utilizados. Dentre todos os sistemas construtivos, a pavimentação é uma área que ainda precisa de maior entendimento. Desta forma, o objetivo desse trabalho foi determinar a aplicação do resíduo de vidro e da pedra São Tomé na confecção de pavers, verificando os comportamentos mecânicos e térmicos que estes materiais proporcionam ao paver. Além disso, visa-se identificar as aplicações deste produto como materiais frios para reduzir o efeito de temperatura superficial, diminuindo o fluxo de calor sensível nas cidades. Para isso, os resíduos foram caracterizados por análises químicas, difrações de raios X e FTIR. Em seguida, eles foram cominuídos para serem adicionados nos pavers. As misturas para confecção dos pavers seguiu uma programação experimental 2²+2, em que os teores de resíduo de vidro e pedra São Tomé variaram de 0 a 30%, em massa. Na sequência, foram realizados os ensaios mecânicos de resistência à compressão e ensaios térmicos de absorção de calor. Os resultados mostraram que a substituição da dosagem de agregados miúdos por resíduo de vidro e de pedra São Tomé em relação ao paver de referência atingiu uma resistência mecânica de aproximadamente 85% e 73% respectivamente. Além disso, o paver com substituição de 30% de resíduo de vidro obteve uma redução de 5,5% na temperatura máxima e relação ao paver referência.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Dissertação
Data da publicação: 2022
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10562
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGCEM)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Karine Werber Meurer.pdfDissertação2,49 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.