Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10559
Título: Síntese e caracterização de cristais líquidos fotoativos derivados do heterociclo tetrazol
Autor(es): Zalguer, Edson de Oliveira
Orientador(es): Dal Bó, Alexandre Gonçalves
Co-orientador: Rodembusch, Fabiano Severo
Palavras-chave: Cristais líquidos
Tetrazol
Compostos orgânicos fotoativos
Fluorescência
Descrição: Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais da Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC, como requisito parcial para a obtenção do título de Mestre em Ciência e Engenharia de Materiais
Resumo: Este trabalho apresenta a síntese e caracterização de três novos compostos orgânicos fotoativos contendo o heterociclo tetrazol alquilado, grupo este sendo bom doador de elétrons. A rota sintética planejada envolveu seis etapas, com bons rendimentos reacionais em todas elas, acima de 70%. Todos os compostos foram caracterizados por técnicas de infravermelho (FTIR), ressonância magnética nuclear (RMN de 1H e de 13C) e espectrometria de massas de alta resolução (HRMS). As propriedades térmicas dos três materiais funcionais foram caracterizadas por análise termogravimétrica (TGA), calorimetria exploratória diferencial (DSC) e microscopia óptica de luz polarizada (MOLP). Os novos compostos apresentaram boa estabilidade térmica e propriedades líquido-cristalinas. Suas propriedades ópticas foram caracterizadas por espectrofotometria de absorção na região do ultravioleta e visível (UV-Vis) e de emissão de fluorescência. Os compostos obtidos apresentaram máximos de absorção localizados na região do ultravioleta com coeficiente de absorção molar em torno de 104 M-1cm-1, referente a transições do tipo π-π*. Os compostos são fluorescentes na região de 357 – 417 nm, com rendimento quântico inferior a 3%. A partir dos resultados fotofísicos, os compostos obtidos apresentam grande potencial para aplicação em sensores ópticos.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Dissertação
Data da publicação: 2020
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10559
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGCEM)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Edson de Oliveira Zaldguer.pdfDissertação2,37 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.