Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10556
Título: Obtenção de mistura cimentícia a partir de escória de fundição e resíduo da indústria de celulose
Autor(es): Eckert, Camila Lopes
Orientador(es): Junca, Eduardo
Co-orientador: De Noni Júnior, Agenor
Palavras-chave: Cimento
Escória de fundição
Escória sintética
Lama de cal
Resíduos industriais - Reaproveitamento
Descrição: Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais da Universidade do Extremo Sul Catarinense para obtenção do título de Mestre em Ciência e Engenharia de Materiais.
Resumo: A reciclagem de materiais é um tema importante para os conceitos de sustentabilidade para todos os setores industriais, o que também se aplica às escórias ácida produzidas nas empresas de fundição. Esse resíduo é quase sempre depositado em aterro, pois não possui uma rota econômica para reutilizá-lo. Assim, o objetivo deste trabalho foi avaliar o desempenho de cimentos produzidos com escória sintética fabricada com escória de fundição ácida e lodo de cal, a fim de recuperar ambos os resíduos. Para isso, os resíduos foram caracterizados por análise química, difração de raios X, análise de tamanho de partícula e análise termogravimétrica. A partir da análise química dos resíduos foram elaboradas misturas para obtenção de basicidade binária (CaO / SiO2) de 1, 1,2 e 1,4. Outro parâmetro investigado neste trabalho foi o teor de escória sintética adicionada na composição do cimento. Este fator foi investigado na faixa de 6-34% em peso. Foi realizada uma programação experimental 2² com dois pontos centrais. Amostras de argamassa foram preparadas para determinar a resistência à compressão nos 3, 7 e 28 dias de cura dos compostos cimentícios contendo as escórias sintéticas e dos cimentos CP II-E 32 e CP V - ARI comercializados. O composto sintético com maior valor médio de resistência à compressão foi caracterizado pelo tempo de endurecimento e pelo calor de hidratação. Esses testes também foram realizados nos cimentos CP II-E 32 e CP V - ARI. Os resultados mostraram que duas misturas cimentícias (basicidade de 1 e 6% em peso de escória sintética - CC1- e basicidade de 1,2 contendo 20% em peso de escória-CC5 sintética) atingiram a resistência à compressão exigida pela NBR 16697 (2018) em 3, 7 e 28 dias para a produção do cimento CP II - E 25 MPa. Além disso, o composto cimentício CC5 possui um horário de início definido pela NBR 16697 (2018). Finalmente, os compostos cimentícios CC1 e CC5 mostraram potencial para serem utilizados na produção de cimentos CP II-E 25 MPa, destacando o composto CC5, pois este apresentou maior porcentagem de adição de escória sintética (20% em peso).
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Dissertação
Data da publicação: 2019
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10556
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGCEM)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Camila Lopes Eckert.pdfDissertação1,86 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.