Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10554
Título: Estudo de inibidores de corrosão mistos para argamassa frente ao ataque de cloretos
Autor(es): Ferronato, Angélica
Orientador(es): Bernardin, Adriano Michael
Co-orientador: Arnt, Ângela Beatriz Coelho
Palavras-chave: Aço - Corrosão
Aço - Corrosão e anticorrosivos
Aço - Corrosão - Efeito dos cloretos
Inibidores químicos
Argamassa
Descrição: Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais – PPGCEM da Universidade do Extremo Sul Catarinense – UNESC, como requisito à obtenção do título de Mestre em Ciência e Engenharia de Materiais.
Resumo: A corrosão do aço é uma das principais causas de falhas das estruturas de concreto armado, sendo que o ataque de cloretos é um dos grandes responsáveis por esta deterioração. Deste modo, o presente estudo tem como objetivo estudar o efeito de inibidores de corrosão orgânicos de base de carboxilatos de amina e aminoálcoois na prevenção e na remediação da corrosão do aço embutido em argamassa, através do ensaio de potencial de corrosão (Ecorr), bem como, verificar a influência destes inibidores de corrosão na resistência à compressão da argamassa. Para isto, foi utilizada argamassa confeccionada com cimento CPIV-32 e areia normal brasileira, variando a relação a/c de 0,48 e 0,55. As amostras foram induzidas à corrosão acelerada com ciclos de imersão e secagem em solução contendo 3,5 % de NaCl. Os inibidores de corrosão foram adicionados junto à água de amassamento, no momento da confecção dos corpos de prova, e adicionados após o endurecimento da argamassa, antes e após a indução da corrosão. Com os resultados foi possível concluir que os inibidores de corrosão, com o aumento da idade, aumentaram os valores de resistência à compressão em relação às amostras de referência, o que pode estar relacionado com as reações químicas que ocorreram entre os inibidores de corrosão e o cimento. O ensaio de potencial de corrosão não revelou a eficiência dos inibidores de corrosão, o que pode estar relacionado ao efetivo ataque agressivo realizado na argamassa e a possibilidade do efeito inibitório ainda não ter sido iniciado, sendo necessário o uso de técnicas complementares para compreensão do processo de corrosão. Também foi observada a chegada de Na e Cl ao aço, porém o mesmo fato não foi observado significativamente para o nitrogênio, a fim de confirmar a chegada do inibidor de corrosão ao vergalhão.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Dissertação
Data da publicação: 2020
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10554
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGCEM)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Angélica Ferronato.pdfDissertação2,35 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.