Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10549
Título: A relação entre estresse pós-traumático e a dor fantasma em pacientes com amputações de membros atendidos em um centro de reabilitação no sul de Santa Catarina
Autor(es): Hoffmann, Talia
Orientador(es): Santiago, Maria Madalena
Palavras-chave: Dor fantasma
Transtorno de estresse pós-traumático
Amputação
Enfermagem
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado para obtenção do grau de Bacharel no Curso de Enfermagem da Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC.
Resumo: O Transtorno do Estresse pós-traumático (TEPT) é desencadeado após uma exposição traumática no qual se caracteriza principalmente na revivência do evento, podendo agir ou sentir como se o evento estivesse ocorrendo novamente. Existem uma ampla lista de estressores traumáticos que podem desencadear o TEPT como sequestro, violência sexual, desastres naturais, acidentes automobilísticos, amputações de membros, entre outros. A maioria dos pacientes submetidos a um procedimento de amputação desenvolve alguma dor ou desconforto no membro ausente. Quando apresenta a dor é caracterizado como dor do membro fantasma (DMF), problema que interfere na qualidade de vida. Existem teorias que descrevem as possíveis etiologias do problema. Objetivo: Avaliar a relação entre o estresse pós-traumático e a dor fantasma em pacientes com amputações de membros atendidos em um centro de reabilitação no sul de santa Catarina. Metodologia: caracteriza-se como um estudo quantitativo do tipo exploratória, transversal e de campo. Desenvolvido com pacientes atendidos em um centro de reabilitação no sul de Santa Catarina que apresentam algum tipo de amputação, a pesquisa foi realizada com 23 pacientes que responderam a 3 questionários após a assinatura do Termo de Consentimento Livre Esclarecido (TCLE). Conclusão: o estudo identificou uma relação entre o estresse póstraumático e a dor de membro fantasma, mais de 46% da amostragem mostrou-se uma relação direta com o TEPT e a DMF, ou seja, quanto maior o estresse maior a dor. Observou-se que os pacientes também apresentaram histórico prévio de ansiedade ou depressão. Durante o estudo foi encontrado dificuldade em relação a estudos recentes sobre os problemas.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Jul-2023
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10549
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (ENF)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Talia Hoffmann.pdfTCC2,16 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.