Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10548
Título: Terapia assistida por cães na assistência com pacientes hospitalizados: conhecimento dos profissionais de enfermagem
Autor(es): Cardoso, Letícia Fontana
Bolsoni, Maria Júlia Sorato
Orientador(es): Luz, Edla Maria Silveira
Palavras-chave: Terapia assistida por cães
Assistência de enfermagem
Hospitalização
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado para obtenção do grau de Bacharel no Curso de Enfermagem da Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC.
Resumo: A hospitalização de pacientes pode desencadear questões como dor, tédio, inquietação, estresse, frustrações e dificuldades físicas. O presente estudo investigou o conhecimento dos profissionais de enfermagem sobre a Terapia Assistida por Cães (TAC) na assistência a pacientes hospitalizados nos setores de pediatria e oncologia, com participação ativa das pesquisadoras e de um adestrador de cães. A metodologia utilizada foi qualitativa, descritiva e de campo. Foi desenvolvida uma entrevista semiestruturada onde 11 perguntas abertas foram aplicadas aos profissionais de enfermagem para avaliar sua compreensão e percepção sobre essa abordagem terapêutica. Os resultados foram analisados através da análise de conteúdo proposto por Minayo, a partir da categorização dos dados, mostraram que a maioria dos profissionais de enfermagem possui algum conhecimento sobre a Terapia Assistida por Cães (TAC) e reconhece seus benefícios para os pacientes hospitalizados. Eles estão cientes que a presença dos cães terapeutas pode melhorar o bem-estar emocional, reduzir o estresse e promover uma melhor interação social dos pacientes. No entanto, alguns profissionais de enfermagem demonstraram conhecimento mais específico sobre a TAC, assim como seus objetivos e indicações. Isso destaca a importância de fornecer treinamento contínuo e informações atualizadas sobre o assunto, a fim de garantir a eficácia e a segurança dessa abordagem terapêutica. A pesquisa enfatizou o papel da equipe interdisciplinar e a necessidade de profissionais qualificados na Terapia Assistida por Cães. O estudo conclui ressaltando a importância do conhecimento dos profissionais e de continuar pesquisando para aprimorar a eficácia dessa abordagem terapêutica e ampliar seus benefícios para os pacientes hospitalizados.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Jul-2023
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10548
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (ENF)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Leticia Fontana Cardoso e Maria Julia Sorato Bolsoni.pdfTCC1,69 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.