Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10546
Título: Níveis de cortisol salivar em adultos e crianças com diagnóstico de bruxismo: revisão sistemática e meta-análise
Autor(es): Fritzen, Vanessa Martinello
Orientador(es): Ceretta, Renan Antonio
Palavras-chave: Bruxismo
Bruxismo do sono
Cortisol
Estresse
Descrição: Projeto de dissertação submetido para aprovação no exame de qualificação do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva [Mestrado Profissional] da Universidade do Extremo Sul Catarinense.
Resumo: Introdução: o bruxismo é uma parafunção caracterizada pelo apertar e/ou ranger de dentes. Pode ocorrer em vigília ou durante o sono, onde é mais frequente. Com etiologia multifatorial e considerado um problema de saúde pública devido à sua alta prevalência, o bruxismo pode ser considerado um precursor para a ocorrência de disfunções temporomandibulares (DTMs) e danos ao sistema estomatognático. Objetivos: sabendo-se que o estresse, relacionado ao elevado nível de cortisol salivar, pode ser manifestado através do bruxismo, o presente estudo objetivou avaliar os níveis de cortisol salivar em adultos e crianças com diagnóstico de bruxismo. Materiais e métodos: a revisão sistemática integrativa e meta-análise foi realizada de acordo com protocolo prospectivo, seguindo as diretrizes da declaração PRISMA. Uma estratégia de busca foi desenvolvida utilizando os termos: “cortisol”, “bruxism” e “sleep bruxism" como palavras-chave, pesquisadas em bases de dados. Foram incluídos estudos que tinham como participantes indivíduos com o diagnóstico de bruxismo onde foi avaliado os níveis salivares de cortisol comparados a um grupo controle, sendo excluídos estudos que não apresentaram grupo controle ou que além do bruxismo os participantes apresentassem condições clínicas que poderiam interferir nos níveis salivares de cortisol. A análise estatística foi realizada no RevMan 5.3 (The Nordic Cochrane Centre, Copenhague, Dinamarca). Resultados: Seis estudos primários, envolvendo 854 participantes preencheram os critérios e foram incluídos. Dos estudos incluídos nessa revisão, quatro estudos avaliaram os níveis de cortisol salivar em pacientes adultos com diagnostico de bruxismo comparados ao grupo controle. Outros dois estudos também foram analisados, porém com delineamento diferente. Dois estudos, ambos caso-controle, analisaram os níveis salivares de cortisol em crianças comparados ao grupo controle, onde não foi observada diferença significativa entre as médias. Os estudos observacionais incluídos foram avaliados quanto a certeza da evidencia através do GRADE. Os desfechos, apesar da qualidade metodológica aplicada nos estudos apresentam certeza de evidencia como baixa devido ao RR apresentando nas análises. Conclusão: apesar das diferentes metodologias adotadas para coleta e análise do conteúdo salivar, esta revisão encontrou resultados significativos de níveis mais elevados de cortisol salivar em pacientes adultos com bruxismo. Sugerindo, assim, uma forte correlação e relevância clínica. Devido ao baixo número de artigos na literatura relacionando cortisol salivar e bruxismo, sugere-se o desenvolvimento de pesquisas visando aprofundar a relação entre a oscilação de cortisol salivar e bruxismo em pacientes adultos. Levando-se em conta a alta prevalência do bruxismo no Brasil, bem como seus efeitos deletérios e com impacto direto na qualidade de vida, se faz necessário atentar-se à politicas de saúde publica que contemplem seu diagnóstico e tratamento.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Dissertação
Data da publicação: 2023
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10546
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGCSCol)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Vanessa Martinello Fritzen.pdfDissertação691,38 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.