Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10544
Título: Acesso aos serviços de saúde: percepção dos pescadores de um município do extremo sul catarinense
Autor(es): Lopes, Julia Oliveira de Matos
Orientador(es): Cardoso, Carine dos Santos
Palavras-chave: Acesso aos serviços de saúde
Atenção Primária à Saúde
Saúde do trabalhador
Indústria pesqueira
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Curso de Enfermagem da Universidade do Extremo Sul Catarinense – UNESC, para a obtenção do título de Bacharel em Enfermagem.
Resumo: O Sistema Único de Saúde vem consolidando na Atenção Primária a principal porta de entrada de acesso aos serviços de saúde. Entretanto, das diversas premissas fundamentais para essa consolidação, destacam-se conhecer as Redes de Assistência à Saúde, as características dos pontos de atenção e os recursos disponíveis, o diagnóstico das necessidades locais e regionais, para então criar ações que possam responder a tais demandas. Evidenciando a saúde como direito constitucional, sinalizando no estudo a saúde do trabalhador, descrita na Lei n° 8080/90, avançando o marco do direito previdenciário trabalhista, este estudo teve como objetivo identificar como é o acesso aos serviços de saúde, na perceptiva dos pescadores em âmbito municipal, tomando como referência um município fortalecido economicamente pela atividade pesqueira localizado no extremo sul catarinense. Como método, utilizou-se uma abordagem qualitativa, realizada em campo, do tipo descritiva, utilizando entrevista semiestruturada com uma amostra de 10 participantes, escolhidos aleatoriamente, aplicada na colônia de pescadores, localizada no município, após a submissão e a aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC) sob o parecer n° 5.821.137. Como resultados, identificou-se que a maioria desses trabalhadores tem na Unidade Básica de Saúde o seu ponto de referência para acesso aos serviços. Como conclusão do estudo, pontuam-se as dificuldades singulares sobre a carência de um olhar diferenciado para a realidade desses profissionais e relacionam a dificuldade no acesso aos serviços de saúde com o deslocamento e a tripla jornada de trabalho. Além disso, eles destacam o amor pela profissão se sobressaindo às dificuldades encontradas e ainda referenciam a construção histórica familiar construída em décadas na atividade pesqueira.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Jul-2023
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10544
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (ENF)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Julia Oliveira de Matos Lopes.pdfTCC1,3 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.