Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10543
Título: Prevalência de alterações cognitivas em idosos com Diabetes Mellitus tipo 2 em uso de insulina em uma clínica escola de enfermagem em Criciúma
Autor(es): Costa, Izabela Boselli da
Orientador(es): Dimer, Liliana
Palavras-chave: Diabetes Mellitus
Alterações cognitivas
Insulina
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Curso de Enfermagem da Universidade do Extremo Sul Catarinense – UNESC, para a obtenção do título de Bacharel em Enfermagem.
Resumo: Ao longo dos últimos anos o avanço do Diabetes Mellitus tem preocupado as equipes de saúde, isso porque a DM é uma doença crônica que vem crescendo em todo o mundo e é um dos principais problemas mundiais de saúde pública, devido a sua alta prevalência e elevada taxa de mortalidade, além das diversas complicações que a pessoa com DM pode desenvolver ao longo da vida, sendo uma delas, a alteração no funcionamento cognitivo. Diante disso, o objetivo geral deste trabalho foi identificar a prevalência das alterações cognitivas nos idosos com DM tipo 2 em uso de insulina. Trata-se de uma pesquisa de abordagem quantitativa, exploratória descritiva e de campo. Para a coleta de dados foi utilizado o Mini Exame do Estado Mental (MEEM), que consiste em um instrumento de avaliação de funções cognitivas reconhecido internacionalmente por sua praticidade e funcionalidade. Este instrumento foi aplicado durante as consultas de enfermagem realizadas no PAMGC (Programa de Automonitoramento Glicêmico Capilar) de Criciúma, localizado na Clínica Escola de Enfermagem da Unesc. A análise e interpretação dos dados foram realizados através do Microsoft Office Excel, utilizando a metodologia proposta pelo MEEM. Com este estudo, pretende-se contribuir para a reflexão sobre a importância de avaliar a prevalência das alterações cognitivas dos pacientes idosos com diabetes, afim de criar planos terapêuticos que incluam o tema e ofertem uma melhor qualidade de vida para os usuários.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Jul-2023
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10543
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (ENF)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Izabela Boselli da Costa.pdfTCC1,8 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.