Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10540
Título: O papel das organizações da sociedade civil que atendem pessoas com câncer
Autor(es): Martins, Ana Carolina Leandro
Rieffel, Rafaeli Alano
Orientador(es): Zugno, Paula Ioppi
Palavras-chave: Pacientes com câncer
Organizações da Sociedade Civil
Apoio social
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Curso de Enfermagem da Universidade do Extremo Sul Catarinense – UNESC, para a obtenção do título de Bacharel em Enfermagem.
Resumo: Introdução: O câncer é uma das doenças que mais causa mortes no mundo, e estes números estão aumentando a cada dia. Junto ao diagnóstico vêm todas as necessidades provenientes da doença e do tratamento, sendo elas financeira, emocional, social e familiar. Neste momento é preciso que a pessoa com câncer tenha todo o suporte para o enfrentamento da doença e seu tratamento. Objetivo: Identificar qual o papel das Organizações da Sociedade Civil que atendem pessoas com câncer. Método: Para realização deste estudo foi usada uma abordagem qualitativa. Sendo a pesquisa de caráter exploratório, descritiva e de campo, por meio da aplicação de uma entrevista com os funcionários destas instituições, com perguntas abertas para entender melhor a forma como funcionam estas Organizações da Sociedade Civil de apoio às pessoas com câncer na cidade de Criciúma-SC. Para a análise e interpretação dos dados qualitativos foi realizada a categorização dos dados, através da ordenação, classificação e análise final dos dados pesquisados de acordo com o método da autora Minayo. Resultados e Discussão: A pesquisa foi realizada com dez colaboradores/voluntários vinculados a duas instituições que atendem pessoas com câncer no sul de Santa Catarina. Através da pesquisa foi possível verificar a importância da atuação dessas instituições e o papel que as mesmas desempenham para o público alvo e para a sociedade. Além disso, foi possível observar a estrutura organizacional dentro das instituições que compõem o terceiro setor, e como elas possuem fluxo de serviço bem organizado para ajudar o próximo, sem nenhum fim lucrativo. Conclusão: As duas instituições desempenham um grande papel na sua área de atuação na cidade onde estão localizadas e nos municípios próximos que também são atendidos por elas, acompanhando em diversos âmbitos sociais as pessoas que têm câncer, tanto a criança e o adolescente, quanto o adulto. A maneira em que se oferece o acolhimento e o cuidado torna este momento do serviço essencial, além de ter uma influência positiva no seguimento do tratamento das pessoas que começam a frequentá-las. As instituições, ainda assim, precisam de maior visibilidade e assistência, sobre sua existência, seus princípios e projetos e de todos os benefícios que as mesmas proporcionam à população. A atuação de instituições sem fins lucrativos e casas de apoio à pessoa com câncer e a sua existência para este público tem um papel importante durante todo este processo, pois fornece a pessoa com câncer e sua família o suporte, ajuda e informações necessárias neste momento de adaptação e dúvida.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Jul-2023
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10540
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (ENF)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ana Carolina Leandro Martins e Rafaeli Alano Rieffel.pdfTCC1,56 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.