Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10538
Título: Rastreamento do câncer de próstata na prevenção da saúde do homem
Autor(es): Satiro, Mayara Vieira
Paulino, Taynara Rabelo
Orientador(es): Dominguini, Diogo
Co-orientador: Hoepers, Neiva Junkes
Palavras-chave: Saúde do homem
Câncer de próstata
Saúde do homem
Antígeno prostático específico
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Curso de Enfermagem da Universidade do Extremo Sul Catarinense – UNESC, para a obtenção do título de Bacharel em Enfermagem.
Resumo: A próstata, que é um órgão reprodutor acessório nos homens, está localizada abaixo da bexiga. Sua principal função é complementar as secreções essenciais ao sêmen e manter o esperma viável. O câncer de próstata (CaP) é uma das formas mais comuns de câncer entre os homens em todo o mundo. Ele ocorre quando as células da próstata começam a crescer de forma anormal e descontrolada, podendo gerar metástase. O presente estudo teve como enfoque o rastreamento do CaP na prevenção da saúde do homem, objetivando de mensurar o conhecimento acerca do exame laboratorial Antígeno Específico da Próstata (PSA), além de orientar o público alvo sobre a importância da prevenção da doença. Visto que este tema é pertinente e pouco discutido na atualidade, verificou-se a necessidade de abranger e disseminar as informações referentes a este assunto, incentivando orientar, prevenir e promover o autocuidado voltado à saúde da população masculina. Uma vez que, ao realizar o exame, ajuda a identificar o câncer de próstata logo na fase inicial da doença, evitando chegar a um estágio avançado. O presente estudo é uma abordagem quantitativa e descritiva. A pesquisa foi realizada durante todo o mês de março de 2023 em um laboratório de análises clínicas. Todos os homens que realizaram o exame de quantificação dos níveis de PSA e estavam de acordo com os critérios foram inclusos, totalizando 100 indivíduos. Os participantes foram submetidos a uma entrevista antes de realizar a coleta do material biológico. Com os resultados, observou-se que de 100 indivíduos, 95 homens apresentaram níveis de PSA circulante dentro da normalidade estabelecida, e 5 indivíduos apresentavam níveis de PSA aumentados, sendo assim uma incidência de 5% dos testes de PSA realizados apresentaram elevação (acima dos valores de referência). Portanto, aos que apresentaram alteração no exame laboratorial e não haviam realizado o toque retal anteriormente, o toque digital é indicado, e caso evidenciem alterações em ambos os testes, a partir disso, são encaminhados para realizar uma biópsia para confirmação do diagnóstico cancerígeno e sua especificidade. O rastreamento do CaP desempenha um papel importante na prevenção da saúde do homem, permitindo a detecção precoce e o tratamento oportuno dessa doença, contribuindo com promoção eficaz e ofertando educação para os indivíduos, assim aumentando a adesão dos homens ao rastreamento e consequentemente diminuindo os riscos para sua saúde.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Jul-2023
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10538
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (ENF)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Restrição de acesso.pdfTCC3,29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.