Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10535
Título: Processo neuroinflamatório em pacientes com acidente vascular encefálico atendidos em um centro especializado em reabilitação
Autor(es): Rosa, Jessica Domingos da
Gomes, Kácia Leal
Orientador(es): Tessmann, Mágada
Co-orientador: Dominguini, Diogo
Palavras-chave: Inflamação
Acidente vascular encefálico
Fadiga
Dano cognitivo
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Curso de Enfermagem da Universidade do Extremo Sul Catarinense – UNESC, para a obtenção do título de Bacharel em Enfermagem.
Resumo: Segundo o Ministério da Saúde, as doenças cerebrovasculares estão no segundo lugar no topo de doenças que mais acometem vítimas com óbitos no mundo e fica atrás apenas de doenças cardiovasculares. Devido à gravidade dessa patologia, aumenta a necessidade de medidas de avaliação adequadas, assim como, intervenções efetivas em relação à incapacidade funcional que o paciente apresenta. O Acidente Vascular Encefálico (AVE) pode apresentar sequelas de forma variada, desde a forma mais leve até a mais grave e incapacitante, dependendo da severidade da lesão neurológica apresentada. No AVE, ocorre processo inflamatório com alteração de proteína C reativa (PCR) e leucócitos na fase aguda. O presente estudo teve como objetivo discutir o comportamento do processo inflamatório de biomarcadores após alta hospitalar de pacientes com AVE. É uma pesquisa quantitativa, exploratória, transversal e de campo. Os resultados mostraram que há predominância de homens, com faixa etária entre 62-71 anos, com AVE Isquêmico, com tempo pós-AVE entre dois e seis meses, com comorbidades, que apresentavam hemiparesia e hemiplegia. Quanto às interleucinas (IL) e às proteínas C reativas, foi encontrado aumento das IL-01β e PCR no grupo de pacientes com dano cognitivo comparados com aqueles sem o dano, conforme o teste de Montreal Cognitive Assessement (MoCA) e os níveis de IL-6, IL-10 e vitamina D, encontraram-se diminuídos no grupo de indivíduos com dano cognitivo, quando comparados ao grupo sem o dano cognitivo. Conclui-se, dessa forma, que o processo inflamatório está ativo em pacientes com AVE em reabilitação, o que pode estar relacionado ao dano cognitivo apresentado.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Jul-2023
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10535
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (ENF)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Restrição de acesso.pdf3,29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.