Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10533
Título: Avaliação do conhecimento dos profissionais de saúde de um Pronto Atendimento sobre a metodologia Kanban como ferramenta de tomada de decisão antes e após oficina de capacitação
Autor(es): Bittencourt, Carla Cardoso
Martins, Kelen Albano
Orientador(es): Tessmann, Mágada
Palavras-chave: Kanban
Tomada de decisões
Unidade de Pronto Atendimento
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Curso de Enfermagem da Universidade do Extremo Sul Catarinense – UNESC, para a obtenção do título de Bacharel em Enfermagem.
Resumo: O Kanban é uma tecnologia de gestão do cuidado caracterizada pela valorização do trabalho multiprofissional e o uso intensivo da informação. Ele tem sido crescentemente utilizado para enfrentar a superlotação dos serviços de Unidades de Pronto Atendimentos (UPA). Pesquisadores vem acompanhando durante meses o Kanban em várias UPAs de diversos municípios. Suas observações, registradas em diárias de campo, foram discutidas em reuniões quinzenais por um coletivo de pesquisadores. O presente estudo teve como objetivo identificar o conhecimento de colaboradores de uma Unidade de Pronto Atendimento sobre o método Kanban como estratégia para tomada de decisões antes e após oficina de capacitação. Trata-se de uma pesquisa quantitativa, exploratória, de campo. Foi realizada em uma UPA localizada no município de Criciúma (Santa Catarina), com 16 colaboradores da saúde. Os resultados mostraram que a maioria dos atores sociais tinha entre 22 a 30 anos, seis eram enfermeiros, sete trabalhavam entre dois e cinco anos na UPA, a metade conhecia o método Kanban antes da capacitação e o entendia como um método visual para gerenciar e conduzir o trabalho, por meio de atividades com comando de “fazer, fazendo e feito” e a utilização de cores. Após a capacitação, houve mudanças e adequações de respostas. Conclui-se que o método Kanban é uma estratégia interessante a ser utilizada na tomada de decisões e na organização do processo de trabalho de serviços de saúde e pode diminuir tempo de permanência do paciente e gerar qualidade na assistência prestada.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Jul-2023
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10533
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (ENF)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Restrição de acesso.pdf3,29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.