Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10532
Título: Impactos do isolamento social durante a pandemia COVID-19 em usuários de um CAPS II AD de um município da região sul de Santa Catarina, sob o olhar da equipemultiprofissional
Autor(es): Santos, Denize de Medeiros Venancio dos
Adelino, Fernanda Sacacala
Orientador(es): Losso, Ana Regina da Silva
Co-orientador: Dominguini, Diogo
Palavras-chave: Pandemias
COVID-19
CAPS
Reforma psiquiátrica
Sofrimento psíquico
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Curso de Enfermagem da Universidade do Extremo Sul Catarinense – UNESC, para a obtenção do título de Bacharel em Enfermagem.
Resumo: Em 2020, a pandemia causada pelo coronavírus levou o mundo a vivenciar uma das maiores crises sanitária com profundos impactos no cotidiano dos indivíduos, grupos e comunidades. Diante de situações extremas, como as epidemias é natural que esses eventos ocasionem um desequilíbrio emocional nas pessoas em geral, levando a um agravamento os transtornos já existentes ou ao surgimento de novos. Em se tratando de doenças mentais, álcool e outras drogas, que já são problemas de alta sensibilidade para o psicológico dos pacientes/usuários há uma tendência para uma regressão no tratamento e agravamento da dependência para um estado de piora no trabalho de reabilitação e reinserção, quando se deparam com as restrições de quarentena e a redução dos serviços oferecidos pelos centros de atenção psicossocial devido às medidas protetivas tomadas para evitar ou diminuir a propagação do vírus. As medidas de isolamento social impostas tornaram-se um grande desafio para os serviços, principalmente em criar estratégias para manter o acompanhamento dos usuários na perspectiva da sociabilidade e inclusão social. O presente trabalho teve como objetivo avaliar os impactos do isolamento social durante a pandemia da COVID-19 em usuários de um CAPS II ad de um município da região sul de Santa Catarina segundo a ótica dos profissionais. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, realizada a partir de um questionário semiestruturado dirigidas aos profissionais que compõe a equipe multiprofissional do CAPS II ad de um município da região sul de Santa Catarina e os dados foram analisados utilizando-se a análise de conteúdo. Ao finalizar a pesquisa conclui-se que os impactos do isolamento social durante a pandemia da Covid-19 aos usuários do CAPS II ad de um município da região sul de Santa Catarina através da percepção e olhar da equipe multiprofissional, foi muito difícil e assustador para todos , segundo a equipe multiprofissional, que relatam as mudanças sofridas durante a pandemia do covid 19, percebe -se que não só os usuários do serviço sofreram com as mudanças mais também toda equipe que ali trabalham, que tiveram que identificar e compreender as mudanças em sua vida particular e com os usuários do serviço. Os medos dos profissionais atuando na linha de frente, aponta a necessidade de serem priorizadas medidas de proteção, em nome do seu bem-estar físico, mental e também da otimização de suas capacidades para o trabalho.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Jul-2023
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10532
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (ENF)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Denize de Medeiros Venancio dos Santos e Fernanda Sacacala Adelino.pdf1,19 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.