Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10531
Título: Gestão de custos na Atenção Primária a Saúde e o papel do enfermeiro em um município do extremo sul catarinense
Autor(es): Matiolla, Anne Bento
Baldessar, Talia Pedro
Orientador(es): Birolo, Ioná Vieira Bez
Palavras-chave: Atenção Primária à Saúde
Enfermagem
Saúde da família
Gerenciamento de custos
Gestão em Saúde
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Curso de Enfermagem da Universidade do Extremo Sul Catarinense – UNESC, para a obtenção do título de Bacharel em Enfermagem.
Resumo: Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa, descritiva, documental e de campo, cujo objetivo principal foi identificar a percepção dos profissionais enfermeiros gerentes sobre a gestão de custos na Atenção Primária a Saúde (APS). O estudo obteve a participação de 05 enfermeiros gerentes atuantes em Estratégia em Saúde da Família (ESF) de um município do extremo sul catarinense, que participaram respondendo a uma entrevista. Em conjunto, foi realizada amostra documental com análise das informações sobre os custos e financiamento das 05 ESF. A análise dos dados foi realizada com a técnica de análise temática fundamentada em Minayo (2014). Todos os aspectos éticos foram respeitados conforme legislação vigente. Diante dos resultados obtidos, foi possível evidenciar fragilidades referente ao gerenciamento dos custos das ESFs, por parte das enfermeiras gerentes, em controvérsia, fica claro a percepção da importância do gerenciamento de custos na organização de saúde, os dados suplementares permitiram identificar a variação dos custos das unidades que possuem, aproximadamente, o mesmo número de população cadastrada. Dessa forma, fica claro a necessidade da mudança de olhar para o gerenciamento de custos na APS, a fim de reduzir custos e desperdícios, aliviando a sobrecarga do sistema de saúde e viabilizando melhorias sobre a qualidade do serviço.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Jul-2023
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10531
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (ENF)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Restrição de acesso.pdfTCC3,29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.