Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10530
Título: Fechamento de diastema: relato de caso clínico
Autor(es): Cechinel, Jovana Pacheco
Orientador(es): Savi, Camila Gonçalves
Palavras-chave: Diastema
Resina composta
Odontologia estética
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado para obtenção do grau de Bacharel no Curso de Odontologia da Universidade do Extremo Sul Catarinense – UNESC.
Resumo: A procura pela estética e boa aparência do sorriso vem crescendo a cada dia. A presença de diastemas, principalmente ântero-superiores, pode interferir significativamente na harmonia do sorriso, e desfavoravelmente aos aspectos estéticos e psicológicos do indivíduo. Os diastemas, podem incluir alterações de forma e tamanho do elemento dental. Podem provocar uma desarmonia entre o sorriso e a face. Com a finalidade do paciente buscar um tratamento estético para solucionar essas imperfeições. Existem opções de tratamentos, tais como: tratamento ortodôntico, facetas, coroas totais, restaurações diretas e indiretas de resina composta e/ou de cerâmica, facetas e coroas totais. A finalidade deste estudo é apresentar um relato de caso clínico, que foi realizado o fechamento de diastemas ântero-superiores com o uso de restaurações de resina composta direta, vista como uma alternativa de escolha, pelo fato de ser um tratamento conservador menos invasivo, eficaz e com ótimo custo benefício. Dessa forma, nota-se vantagens com boa previsibilidade, longevidade aceitável, preservação dos tecidos dentais, possibilidade de reparação em curto período de tempo, quando comparado com técnica indireta, pois não necessita de laboratório.. O presente trabalho trata-se de uma pesquisa qualitativa, documental, descritiva do tipo relato de caso realizado na clínica de odontologia da UNESC. Com tudo, início do tratamento se teve, através do clareamento dental e fechamento de diastema nos elementos dentais 11, 12, 21 e 22, um paciente do sexo feminino. O planejamento restaurador foi auxiliado por modelos de estudo em gesso e enceramento para o prognóstico. Em relação a técnica, foi criado um guia de silicona de adição para a confecção das faces palatinas e interproximais. Seguido por incrementos de resina e obteve-se a reanatomização dos incisivos centrais e laterais superiores, finalizando com acabamento e polimento, eliminando assim o diastema. O tratamento foi eficaz esteticamente, deixando o sorriso mais harmônico de acordo com o perfil da paciente.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Jul-2023
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10530
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (ODO)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Jovana Pacheco Cechinel.pdfTCC3,72 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.