Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10515
Título: Avaliação do efeito e ataque químico sobre o clareamento de porcelanas dentárias do sistema Caulim-quartzo-feldspato
Autor(es): Benetti, Renata Martins
Orientador(es): Bernardin, Adriano Michael
Palavras-chave: Cerâmica
Porcelana dentária
Ataque químico
Caracterização
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de Engenheiro de Materiais, no Curso de Engenharia de Materiais da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
Resumo: No ramo da odontologia restauradora, as cerâmicas ou porcelanas dentárias estão evoluindo rapidamente. O contínuo avanço nas propriedades dos materiais restauradores odontológicos resultou em significativo aumento nas indicações de restaurações em cerâmica pura devido às características de cor, textura e resistência desse material. O clareamento dental utilizado atualmente não tem efeito sobre a porcelana de próteses, facetas e lentes de contato dental. O principal objetivo é testar e avaliar diferentes tipos de ataques químicos em seis composições distintas de porcelana dentárias a fim de relacionar seu efeito com o clareamento de próteses cerâmicas. Como matérias-primas foram utilizadas caulim, quartzo e feldspato sódico potássico de uso cerâmico. As seis composições foram formuladas segundo um planejamento de misturas. Foram confeccionados os corpos de prova por prensagem uniaxial (35 MPa) que foram secos e sinterizados a 1.100 °C por 4 horas de patamar. Após a sinterização, foram avaliados os comportamentos mecânicos e microestruturais das cerâmicas. Para a caracterização das mesmas foram realizadas análises de composição química, propriedades físicas, microscopia, microdureza vickers, colorimetria, dilatometria óptica, difração de raio x e microscopia eletrônica de varredura. Os resultados demonstram que as porcelanas dentárias apresentaram propriedades muito semelhantes comparadas com as estruturas dentais naturais e foram suscetíveis ao branqueamento pelos agentes utilizados no trabalho.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Dez-2019
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10515
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (EMT)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Restrição de acesso.pdfTCC3,29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.