Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10512
Título: Análise e caracterização das propriedades superficiais utilizadas em em mancais de alumínio
Autor(es): Rocha, Rodrigo Donato Gregorio
Orientador(es): Milanez, Mateus
Palavras-chave: Alumínio
Anodização
Desgaste
Mancais
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de Engenheiro de Materiais, no Curso de Engenharia de Materiais da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
Resumo: As ligas de alumínio, são ligas que apresentam propriedades indispensáveis em diversas áreas da indústria, como a baixa densidade, boa resistência mecânica e resistência a corrosão. O presente estudo analisou mancais de liga de alumínio 6351, em diferentes configurações: fundido, anodizado e extrudado. O processo de anodização foi feito de forma terceirizada na empresa Biopax. Foram preparadas duas amostras para cada condição, as quais passaram pelo ensaio de desgaste pino sobre disco. Após o teste de desgaste, os mancais foram caracterizados por microdureza vickers, rugosidade superficial, microscopia óptica, além de serem analisadas as taxas de desgaste. Os valores de microdureza obtidos foram maiores para a amostra anodizada em comparação com as demais. A amostra extrudada mostrou-se com menor rugosidade superficial e a microscopia óptica revelou que seus grãos estavam deformados. Na microscopia óptica também se observaram as pistas de desgaste formadas para as três configurações, e a espessura da camada anodizada para as amostras com essa condição. O desgaste foi predominantemente abrasivo para as amostras extrudadas e fundidas, porém nas amostras anodizadas houve predominância de desgaste adesivo. De maneira geral os resultados mostraram a eficiência do processo de anodização, o qual resultou em uma taxa de desgaste ínfima em comparação aos mancais fundidos (não anodizados).
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Jul-2022
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10512
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (EMT)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Restrição de acesso.pdfTCC3,29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.