Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10511
Título: Avaliação das variáveis da temperatura de processamento e espessura da camada de adesivo na aplicação de poliuretano em moldes metálicos
Autor(es): Candido Neto, Suiane
Orientador(es): Zimmermann, Matheus Gregory
Palavras-chave: Adesão
Metal
Polímero
Poliuretano
Adesivos
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de Engenheiro de Materiais, no Curso de Engenharia de Materiais da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
Resumo: Um dos grandes desafios atuais na produção de moldes para setor cerâmico está na aplicação do revestimento polimérico de poliuretano na superfície do molde metálico. Em função da diferença composicional entre os materiais, a adesão do sistema é um processo crítico. Neste sentido, neste trabalho foi realizado um estudo da influência dos parâmetros de temperatura da cola adesiva e das diferentes camadas de cola adesiva no processo de revestimento de moldes metálicos com poliuretano. Foram investigadas 3 temperaturas de 80°C, 100°C e 120°C no processo de cura do adesivo, antecedendo o processo de termoprensagem. Também foi avaliado a quantidade de camadas (espessura) em 0, 1, 2 e 4 camadas de adesivo de interface da placa metálica e do poliuretano. Os principais resultados indicam que a força de adesão é maior quando o processo das peças é efetuada com a aplicação de 2 camadas de cola e com a temperatura de aquecimento a 100°C, validando o processo feito atualmente e dando abertura para novos estudos e melhoria a partir do conhecimento obtido.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Jul-2022
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10511
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (EMT)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Restrição de acesso.pdfTCC3,29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.