Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10510
Título: Avaliação do uso de resíduos nas propriedades mecânicas de concreto celular autoclavado
Autor(es): Almeida, Eduardo Barbosa
Orientador(es): Bernardin, Adriano Michael
Palavras-chave: Propriedades mecânicas
Resíduo de quebra
Resistência à compressão
Microestrutura
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de Engenheiro de Materiais, no Curso de Engenharia de Materiais da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
Resumo: Com a necessidade constante de reduzir custos nos diversos processos industriais aliado aos constantes apelos ambientais relacionados à diminuição de emissões de poluentes, consumo de recursos e reaproveitamento de materiais como matéria-prima nos diversos processos existentes, a indústria está sempre buscando soluções para adequar-se ao mercado competitivo, buscando sempre qualidade, preço baixo e preservação do meio ambiente. Desta forma, o objetivo deste trabalho foi avaliar a variação nas propriedades mecânicas de blocos de concreto celular autoclavado após a adição, em sua composição, do resíduo de quebra do próprio produto como matéria-prima. Como o material a ser adicionado já está autoclavado avaliou-se seu efeito sobre a resistência mecânica dos blocos em função do tamanho de partícula a ser utilizado, que difere daquele da areia, o agregado utilizado no produto. O estudo foi realizado nas instalações da empresa Celucon Comércio e Indústria de Concretos Ltda. O resíduo da quebra foi utilizado em uma das composições de produção substituindo-se gradativamente a areia, sendo o produto curado em estufa e autoclavado. Em seguida amostras dos blocos de produção foram avaliadas quanto a sua resistência à compressão e microestrutura. Os resultados mostram que a adição do resíduo britado influencia diretamente na resistência mecânica da amostra, devido a diferença de granulometria entre a areia e o material.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Dez-2019
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10510
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (EMT)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Restrição de acesso.pdfTCC3,29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.