Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10507
Título: Preparação e avaliação de filmes de polietileno reticulados com peróxidos orgânicos para uso em embalagens flexíveis
Autor(es): Santos, Gustavo Henrique Rodrigues
Orientador(es): Westrup, José Luiz
Palavras-chave: Embalagens flexíveis
Filmes plásticos
Peróxido
Polietileno
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de Engenheiro de Materiais, no Curso de Engenharia de Materiais da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
Resumo: No ramo de embalagens flexíveis, um dos principais pilares para manter uma indústria em atualidade no mercado é a inovação. Sabe-se que diversas propriedades devem ser atendidas de maneira criteriosa sendo uma delas a resistência a permeabilidade agregado a um bom desempenho mecânico. Acredita-se que um método para melhorar as propriedades de filmes de polietileno é promovendo a sua reticulação. O presente trabalho tem como objetivo promover a reticulação de filmes de polietileno a partir da extrusão reativa com peróxidos orgânicos, avaliando as propriedades mecânicas, térmicas e de permeação. Os filmes foram fornecidos pela empresa Canguru Embalagens, na ausência e presença de peróxido, sem peróxido e um filme de polietileno com nylon na camada central de modo a utilizar como parâmetro comparativo. Os filmes foram caracterizados pelas técnicas de espectroscopia na região do infravermelho com transformada de Fourier no modo refletância total atenuada (FTIR–ATR), calorimetria exploratória diferencial (DSC), análise termogravimétrica (TGA), ensaios mecânicos (percentual de alongamento, resistência a tração e módulo de elasticidade), impacto, difração de raios x (DRX) e ensaio de permeabilidade. Os resultados mostraram que a técnica de reticulação melhora algumas propriedades, porém não foi efetiva para a melhora da permeabilidade.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Jul-2019
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10507
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (EMT)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Restrição de acesso.pdfTCC3,29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.