Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10504
Título: Efeito da moagem e temperatura de tratamento térmico na obtenção de hidroxiapatita nanoestruturada a partir de espinhas de tilápia (Oreochromis niloticus)
Autor(es): Modolon, Henrique Borba
Orientador(es): Arcaro, Sabrina
Palavras-chave: Hidroxiapatita
Moagem de alta energia
Nanotecnologia
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de Engenheiro de Materiais, no Curso de Engenharia de Materiais da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
Resumo: Neste estudo espinhas de peixe foram tratadas termicamente e moídas e o efeito destes processamentos, na obtenção de nanohidroxiapatita, foi avaliado. As caracterizações foram realizadas por meio de análises térmicas, químicas, estruturais, morfológicas e de área superficial. Por meio da difração de raios x (DRX) foi possível verificar a formação apenas de hidroxiapatita com alto grau de cristalinidade nas amostras pós tratamento térmico. Nas amostras moídas foi possível verificar uma diminuição no tamanho de cristalito a custo da sua cristalinidade. A área superficial aumentou com a moagem, todavia, tempos excessivos de moagem, causam aglomeração e redução da área superficial. A análise química por EDS mostrou pouquíssima quantidade de impurezas nas amostras (~1%). Os resultados demostram que é possível sintetizar nanohidroxiapatita (9,8-95 nm) com cristalinidade variável (3-99%) a partir de espinha de peixe. Os materiais produzidos possuem grande potencial para aplicação na área biomédica. Para um futuro próximo, seria conveniente o estudo da reatividade e bioatividade do material in vitro.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Jul-2020
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10504
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (EMT)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Restrição de acesso.pdfTCC3,29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.