Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10503
Título: Desenvolvimento de partícula Core-Shell magnetita-alginato para aplicação em hipertermia magnética
Autor(es): Ricardo, Renata Fraga
Orientador(es): Arcaro, Sabrina
Palavras-chave: Nanopartículas
Magnéticas
Hipertermia
Alginato
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de Engenheiro de Materiais, no Curso de Engenharia de Materiais da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
Resumo: Nanomateriais do tipo core-shell são compostos por um núcleo (core) produzido por algum elemento ou substância normalmente nanométrica, recoberta com uma “casca” (shell) produzida por outra substância. Possuem propriedades e aplicações interessantes e são normalmente usados quando um elemento não pode atender a todos os requisitos necessários para a devida aplicação. As nanopartículas magnéticas têm sido estudadas como agentes de hipertermia nas últimas décadas porque podem ser direcionadas e localizadas em alvos terapêuticos devido ao seu comportamento superparamagnético, que permite que a magnetização ocorra apenas na presença de um campo aplicado. Mas, para serem usadas como agentes de hipertermia, não podem possuir toxicidade, precisam ser estáveis em meio líquido para serem injetáveis ou implantáveis. O uso da engenharia de materiais para melhorar o comportamento das nanopartículas ao sistema que exigem que duas ou mais funções sejam executadas em um único componente é muito importante. O desenvolvimento de esferas que transportem e estabilizem as nanopartículas de magnetita para que possam ser administradas localmente com precisão, através de um método cirúrgico ou endoscópico na região do tumor para que ocorra a hipertermia é essencial. O objetivo deste trabalho foi desenvolver partículas core-shell de magnetita revestidas de alginato para aplicação em hipertermia magnética. As partículas esféricas foram sintetizadas em diferentes concentrações, usando diferentes tipos de agulha e rotação da solução gelificante. Foram caracterizadas quanto a estrutura, morfologia, intumescimento, comportamento em hipertermia e viabilidade celular. As partículas revestidas são predominantemente esféricas com uma superfície rugosa, apresentaram comportamento superparamagnético, com magnetização remanescente de quase zero. Agulhas com menores diâmetros e com ponta romba tiveram os melhores resultados. O aumento da concentração de magnetita nas esferas possibilitou a modificação da temperatura máxima alcançada pela hipertermia magnética, variando de 38,5 a 40,5 ºC. Os resultados mostraram que as partículas core-shell magnetita-alginato são promissoras e representam um avanço para a hipertermia magnética.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Dez-2022
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10503
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (EMT)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Restrição de acesso.pdfTCC3,29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.