Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10502
Título: Desenvolvimento de superfícies antiaderentes para embalagens rígidas
Autor(es): Almeida, Marina Kauling de
Orientador(es): Junca, Eduardo
Palavras-chave: Antiaderentes
Organosilanos
Fluorpolímero
Molhabilidade
Hidrofóbico
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de Engenheiro de Materiais, no Curso de Engenharia de Materiais da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
Resumo: O uso de embalagens rígidas está presente em diversos momentos do cotidiano e com isso, há a necessidade de embalagens com características específicas para cada uso, a exemplo da necessidade de embalagens antiaderentes para auxiliar na completa utilização dos produtos. Neste trabalho foi avaliado a modificação de superfícies de três substratos (metal, vidro e polímero) visando diminuir a aderência de meios líquidos polares e apolares. A aplicação dos agentes modificadores foi realizada por imersão e curados em estufa a 150°C, por 3 horas. Foram utilizados cinco agentes modificadores de superfície a base de organosilanos e fluorpolimero [Resysil 263, Resysil 902, Resysil 2003, Resyfluor 2308 e 3-0 n-789-Glycidoxypropyltrimethoxysilane (GPTMS)] para obtenção de superfícies antiaderentes. As placas foram analisadas em relação à sua molhabilidade e aderência, espectroscopia de infravermelho por transformada de Fourier (FTIR/ATR) e microscopia eletrônica de varredura (MEV). Foi observado um aumento da hidrofobicidade com a aplicação dos modificadores Resysil 263, Resysil 902 e Resyfluor 2308 formando superfícies antiaderentes em relação a água. Observou-se que a utilização de revestimentos nos substratos aumentou a sua oleofobicidade, atingindo maiores valores de ângulos de contato. Além disso, foi comprovada a relação entre a rugosidade superficial e sua característica de molhabilidade e aderência, melhorando às características com o aumento da rugosidade. Assim, utilizando de tais métodos é possível a produção de embalagens rígidas com modificações superficiais que auxiliem na retirada de produto.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Dez-2022
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10502
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (EMT)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Restrição de acesso.pdfTCC3,29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.