Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10497
Título: O espaço da casa e sua ressignificação durante a pandemia de COVID-19
Autor(es): Oliveira, Roselene Vargas de
Orientador(es): Assunção, Viviane Kraieski de
Palavras-chave: Psicologia ambiental
Identidade de lugar
Apropriação do espaço
Lar – Aspectos ambientais
Isolamento social – Aspectos sociais
Descrição: Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais da Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC, como requisito parcial para a obtenção do título de Mestre em Ciências Ambientais.
Resumo: Psicologia Ambiental apresenta interfaces com as Ciências Ambientais e contribui para o estudo do espaço construído, compreendendo que este pode apresentar características próprias do sujeito que o habita como também promover sensações de tranquilidade e segurança, proporcionando bem estar. Partindo das concepções da Psicologia Ambiental, este estudo centra-se na temática da casa. O problema da pesquisa parte das dificuldades enfrentadas por sujeitosde viver e conviver no espaço da casa durante o isolamento social no período da pandemia de COVID-19. A pesquisa buscou como objetivo geral, compreender a relação do sujeito com o ambiente de sua casa durante o período de isolamento social da pandemia de COVID-19. Como recursos metodológicos, foram utilizadas a escuta qualificada, questionário e entrevistas semiestruturadas. Os resultados evidenciam, principalmente, as dificuldades movidas pela não apropriação do espaço no qual os sujeitos estavam inseridos. Como conclusão, ressalta-se a importância de uma reapropriação com este ambiente individual ou coletivo e sua ressignificação no pós-pandemia para a promoção do bem-estar dos sujeitos.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Dissertação
Data da publicação: 2022
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10497
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGCA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Roselene Vargas de Oliveira.pdfDissertação1,43 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.