Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10495
Título: A relação pessoa-ambiente nas narrativas de moradores de Praia Grande, Santa Catarina: experiências de uma cidade em transformação
Autor(es): Brognoli, Maicol de Oliveira
Orientador(es): Assunção, Viviane Kraieski de
Palavras-chave: Psicologia ambiental
Percepção geográfica – Praia Grande (SC)
Turismo regional – Praia Grande (SC)
Relação homem-natureza
Descrição: Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais da Universidade do Extremo Sul Catarinense para obtenção do Título de Mestre em Ciências Ambientais.
Resumo: Esta dissertação é fruto de uma caminhada trilhada, na qual a Psicologia Ambiental conduziu o pesquisador e o aproximou da apreciação de vertentes da Psicologia enquanto ciência que estudam e valorizam uma visão integral do ser. Outrossim, crescer próximo à Praia Grande, Santa Catarina, com seus vales, rios e, principalmente, os canyons, fez-lhe refletir sobre o encantamento que sua beleza singular situada entre o litoral e a serra catarinense proporciona. A cidade faz parte do território do Parque Aparados da Serra, sendo situada aos pés dos grandes canyons e reconhecida como a “Capital Catarinense dos Canyons”, obtendo o título de Geoparque em 2022. A cidade oferece uma visão para contemplação, favorecendo aos turistas lazer e desafios em meio a natureza. Nesta direção, configurou-se o despertamento do estudo das percepções na relação pessoa-ambiente dos atores sociais envolvidos com este cenário. O objetivo geral foi conhecer as percepções socioambientais que os moradores de Praia Grande têm de sua cidade. O problema de pesquisa frisa que o município e a cidade em questão podem estar sendo influenciados em duas direções: há um processo de turismo sustentável e, em outra direção, há um movimento que considera a natureza como um produto a ser vendido em nome de um desenvolvimento meramente econômico, sustentando um mercado turístico predador visando o foco da alta lucratividade. Valeu-se, por meio das entrevistas narrativas, do esforço em compreender as experiências e relações que os moradores de Praia Grande estabelecem com a cidade, além de suas percepções sobre a implementação de estratégias que visam fomentar o turismo na região. Os resultados apontam que a maioria dos moradores associam a atividade turística ao crescimento econômico e ao progresso. Há uma forte identidade de lugar, contribuindo para o processo de apropriação do espaço, elaboração de lugares significativos e simbólicos nas narrativas dos moradores da região estudada. A ausência de gestão de planejamento e participação da comunidade nas decisões turísticas foram relatadas pelos sujeitos da pesquisa, revelando um sentimento de exclusão, preocupação e frustração com os rumos do lugar.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Dissertação
Data da publicação: 2022
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10495
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGCA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Maicol de Oliveira Brognoli.pdfDissertação2,99 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.