Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10493
Título: Como moram os criciumenses hoje: uma investigação acerca das transformações nos modos de habitar no município de Criciúma – SC
Autor(es): Faust, Karla Fernanda
Orientador(es): Assunção, Viviane Kraieski de
Palavras-chave: Habitação – Criciúma (SC)
Mudança social
Estilo de vida
Desenvolvimento habitacional
Descrição: Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais da Universidade do Extremo Sul Catarinense para obtenção do Título de Mestre em Ciências Ambientais.
Resumo: A casa é um importante elemento de organização social que reflete os hábitos e costumes de seus moradores e incorpora diferentes significados ao longo do tempo. Em vista disso, as constantes transformações sociais geram reflexos diretos no espaço habitacional e o estudo dessas alterações auxilia na compreensão de uma dada sociedade. Nesse sentido, a presente pesquisa aborda os aspectos relacionados às transformações sofridas pela habitação e pelos seus respectivos modos de uso no contexto da cidade de Criciúma, sul do estado de Santa Catarina. Utilizando-se de pesquisa qualitativa, busca assimilar a percepção dos agentes envolvidos no cenário imobiliário local acerca do ambiente doméstico. Além disso, o referencial teórico contextualiza a relação entre a casa e as citadas transformações sociais, abordando temas referentes às características que afetam diretamente a organização espacial da habitação, como as mudanças na estrutura e nas dinâmicas familiares, a constituição do sujeito contemporâneo e do modo de vida urbano, bem como os impactos da globalização e da tecnologia no cotidiano da sociedade atual. Com base nos dados obtidos tanto na pesquisa teórica quanto no campo, foi possível verificar quais critérios de escolha são adotados no processo de aquisição de um imóvel por parte dos moradores e como os arquitetos e construtores da região percebem e fazem uso dessas condições. Também, pôde-se identificar mudanças no tamanho e no uso do espaço, tornando-o, muitas vezes, incompatível às demandas de seus usuários. Por fim, conclui-se ser necessário apurar a consolidação de tendências comportamentais e manter uma constante investigação sobre as dinâmicas sociais para assegurar a adequação da casa ao modo de vida da sociedade em que ela está inserida.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Dissertação
Data da publicação: 2021
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10493
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGCA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Karla Fernanda Faust.pdfDissertação3,53 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.