Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10492
Título: Composição florística e estrutural da comunidade lenhosa e fenológica de Butia catarinensis em uma restinga no sul de Santa Catarina, Brasil
Autor(es): Zanoni, Iara Zaccaron
Orientador(es): Santos, Robson dos
Co-orientador: Elias, Guilherme Alves
Palavras-chave: Restingas – Santa Catarina
Butiá
Mata Atlântica
Biodiversidade
Produtos Florestais não madeireiros
Cienciometria
Descrição: Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCA) da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC), como requisito parcial para a obtenção do título de Mestre em Ciências Ambientais.
Resumo: As Restingas são reconhecidas pela sua importância ecológica. A vegetação presente nos ambientes auxilia na estabilização dos sedimentos e na manutenção da drenagem natural, bem como na manutenção da fauna residente e migratória associada a essa tipologia vegetacional. Embora pouco a respeito das espécies arbóreas que sabemos esse ecossistema é importante. Além disso, o risco de extinção em que esses ambientes são selecionados, principalmente pela ação imobiliária, os efeitos das alterações climáticas e as alterações climáticas imprescindíveis pela introdução de espécies ex-elevadas, tornam os estudos em Restingas ainda mais rescindíveis. Diante dessa constatação, este trabalho trouxe três seções que aprofundam o conhecimento sobre as espécies arbustivas da Restinga do sul de Santa Catarina, em especial do Butia catarinensis, espécie endêmica do litoral sul catarinense e norte do Rio Grande do sul, classificada como Em Perigo ( PT) pela Lista Oficial de Espécies de Flora Ameaçadas no Estado de Santa Catarina. Inicialmente, através do estudo das áreas florísticas e fitossociológicas e arbustivas da restinga sul catarinense em dois ambientes distintos, foi observado que as duas espécies estudadas apresentaram estrutura horizontal com valores baixos de diâmetro e altura, indicando um padrão de Restinga com variáveis de troncos finos e variáveis. Nesses dois ambientes a espécie foco desse trabalho se destacou como a mais importante, apresentando os maiores valores de IVI. Em seguida, por meio do estudo da fenologia reprodutiva do B. catarinensis, foi verificado que no sul de Santa Catarina, essa espécie possui ciclo reprodutivo anual e assincrônico, apresentando maiores índices de floração e frutificação na primavera e no verão e menores índices de estruturas reprodutivas durante o inverno. Constatou-se também que a precipitação pouco influenciou no ciclo reprodutivo desta espécie, porém, em contrapartida, maiores valores de temperatura (mínima e máxima), bem como os altos níveis de radiação influenciaram positivamente no desenvolvimento da frutificação ao longo do ano. Por fim, por meio de uma análise bibliométrica da produção cientifica enfocando o Gênero Butia entre os anos 1942 e 2021, constatou-se que a produção científica em bases de dados sobre o Gênero Butia está́ em ascensão, principalmente nos últimos cinco anos e que a maior parte da produção científica está direcionada a temas que abrangem atributos fisiológicos, anatômicos e propriedades bioquímicas e/ou nutricionais dos frutos. Adicionalmente, observa-se a relevância de B. odorata e B. capitata como maiores representantes do Gênero nos estudos analisados e o baixo número de trabalhos com B. catarinensis, espécie foco deste trabalho.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Dissertação
Data da publicação: 2022
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10492
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGCA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Iara Zaccaron Zanoni.pdfDissertação3,88 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.