Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10491
Título: Patrimônios residenciais ao longo das margens do Rio Urussanga: revelando histórias e memórias plurais
Autor(es): Beretta, Gislaine
Orientador(es): Campos, Juliano Bitencourt
Co-orientador: Ostetto, Lucy Cristina
Palavras-chave: Cultura material – Urussanga, Rio (SC)
Patrimônio histórico – Urussanga, Rio (SC)
Urussanga, Rio (SC) - Residências e lugares habituais
Urussanga (SC) - Colonização
Descrição: Dissertação apresentada ao programa de pós-graduação em ciências ambientais da universidade do extremo sul catarinense - UNESC, como requisito para a obtenção do título de mestra em ciências ambientais.
Resumo: Homens, mulheres e crianças procuraram ao longo de sua história locais onde pudessem se abrigar e se sentir seguros, e essas ocupações estiveram sempre associadas a cursos d’água. Rios, lagos e lagoas foram procurados, ocupados e disputados desde os períodos mais distantes do tempo presente. O Rio Urussanga, situado dentro do perímetro da cidade de Urussanga (SC), é objeto desta pesquisa, e foi local de inúmeras interações e atravessamentos, deixando marcas profundas nas pessoas e em seu meio. Esse rio que banhou povos originários foi o mesmo que abasteceu colonos italianos recém-chegados à região, e é sobre a cultura material deixada por esse povo que se remete este trabalho. A pesquisa objetiva a identificação de patrimônios residenciais às margens do Rio Urussanga, a fim de compreendê-los como lugares de memória que potencializam ações de preservação e salvaguarda. A metodologia se deu por diálogo com historiadores e memorialistas da história local e teóricos da memória e patrimônio, bem como consultas a legislações municipais, estaduais e nacionais. O procedimento metodológico contou com saídas de campo em níveis de identificação e inventário dos patrimônios residenciais identificados às margens do Rio Urussanga. O estudo demonstrou a presença de trinta e quatro bens patrimoniais, entre eles casas e casarões coloniais, apontando para uma colonização ampla ao longo das margens desse rio. Patrimônios carregados de história, que correm risco iminente de existirem apenas na memória dos seus. O reconhecimento e a cartografia que permitiu identificá-los se tornou um subsídio para possíveis projetos de proteção e salvaguarda.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Dissertação
Data da publicação: 2023
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10491
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGCA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Gislaine Beretta.pdfDissertação6,16 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.