Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10490
Título: Paisagem e cultura material no caminho das tropas no extremo sul catarinense: mais que caminhos, condutores de história e memória
Autor(es): Zilli, Edson
Orientador(es): Campos, Juliano Bitencourt
Palavras-chave: Cultura material – Santa Catarina, Região Sul
Antropologia histórica – Santa Catarina, Região Sul
Arqueologia e história
Patrimônio cultural
Trilha da Serra da Pedra – Jacinto Machado(SC)
Tropeirismo
Descrição: Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais da Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC, como requisito para a obtenção do título de Mestre em Ciências Ambientais.
Resumo: O Caminho dos Conventos se caracteriza pela importância de ser a primeira via terrestre a fazer conexão entre litoral e planalto no Extremo Sul Catarinense. Após a abertura do histórico caminho, os núcleos ocupacionais ao longo desse traçado foram adaptando-se à demanda devido à passagem das tropas pela região. Pensar o caminho das tropas e seu intenso movimento indica que, após sua abertura, surgiram os primeiros assentamentos ao longo desse percurso, o qual seria o responsável por interligar as demais localidades que começavam a se estabelecer em toda a região. O movimento tropeiro, das margens do rio Araranguá, buscava o planalto por meio da Trilha Serra da Pedra para o transporte de mercadorias em geral. Considerando que a pesquisa busca compreender a relação histórico-cultural da trilha Serra da Pedra com o tropeirismo, o trabalho permite assimilar as relações e as marcas deixadas na paisagem pelos sujeitos que ali passaram. Mesmo que de forma espontânea, essas marcas imprimem relações socioculturais que refletem o modo de vida ao longo do tempo, uma vez que a história de longa duração conecta pessoas e coisas formando a “vida material”. Os procedimentos metodológicos adotados contaram com pesquisas bibliográficas e incursões a campo que permitiram mapear e espacializar os dados coletados em três setores que relacionam o legado histórico-cultural na Trilha Serra da Pedra com movimento tropeiro. O primeiro setor apresenta a comunidade Serra da Pedra com doze registros catalogados, o segundo setor apresenta a comunidade de Costão das Pedra com quatro registros catalogados e, por fim, apresenta o terceiro setor que é o trajeto até o planalto com quatorze registros catalogados, somados, totalizam trinta pontos que relacionam a história com o tropeirismo. O estudo demonstrou que o intenso movimento tropeiro foi importante para a história local e regional, os resultados apontam que ao longo desse traçado estabeleceram-se casas comerciais, pontos de parada e pouso que serviram como referência para quem passava por esta região, pois era o único acesso que faria a ligação entre o litoral até alcançar os campos de cima da serra por meio da Trilha Serra da Pedra.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Dissertação
Data da publicação: 2023
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10490
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGCA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Edson Zilli.pdfDissertação3,62 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.