Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10488
Título: O processo histórico de degradação do Rio Mãe Luzia: um estudo da percepção ambiental na comunidade de Rio Jordão, Siderópolis/Santa Catarina
Autor(es): Silva, Caroline Bortoluzzi da
Orientador(es): Menezes, Carlyle Torres Bezerra de
Palavras-chave: Carvão – Minas e mineração – Aspectos ambientais – Siderópolis (SC)
Mãe Luzia, Rio (SC) – Degradação - História
Degradação ambiental
Impacto ambiental - Avaliação
Descrição: Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais da Universidade do Extremo Sul Catarinense como requisito para obtenção do Título de Mestre em Ciências Ambientais.
Resumo: A exploração de carvão a céu aberto na região Sul do Estado de Santa Catarina foi realizada durante muito tempo sem um planejamento adequado, gerando graves problemas socioambientais, tendo sido os efluentes e resíduos produzidos no processo de mineração depositados sem nenhum controle. Os métodos de extração de carvão, beneficiamento e uso contribuíram para a degradação do solo, do ar e dos recursos hídricos de forma severa em toda a região carbonífera. O atual estado de degradação nos exige um olhar atento no que diz respeito a compreender e buscar contribuir para a construção de políticas públicas ambientais para a efetiva recuperação ambiental da região e, entre essas ações, a restauração dos recursos hídricos. Neste sentido, o envolvimento dos diversos atores sociais é de fundamental importância na perspectiva de uma gestão integrada e participativa de todos os setores da sociedade. Neste contexto, o objetivo desta pesquisa foi o de analisar o processo histórico de degradação do Rio Mãe Luzia, a partir da percepção dos atores locais. A pesquisa foi realizada na comunidade de Rio Jordão, Siderópolis/SC, sendo essa uma comunidade que, apesar de ter recebido os impactos diretos de mineração de carvão em função da proximidade com os passivos ambientais e ter em seus arredores um dos rios mais afetados pela mineração, o rio Mãe Luzia, ela não se insere no contexto das comunidades afetadas por tal atividade. Para esta pesquisa foi considerada com categoria de análise a percepção ambiental da comunidade em relação ao processo histórico de degradação do Rio Mãe Luzia. Do ponto de vista metodológico, a pesquisa insere-se enquanto qualitativa, com estudo de caso e como técnicas de entrevistas semiestruturadas, a observação participante do cotidiano e registros por meio de diário de campo. A pesquisa contribuiu para uma maior compreensão sobre o processo histórico de degradação do rio Mãe Luzia, bem como para a análise das relações existentes dos moradores da comunidade de Rio Jordão com o rio Mãe Luzia. Nesta pesquisa foi possível perceber a influência dos segmentos econômicos e políticos e as suas responsabilidades quanto ao processo de poluição do rio, bem como possibilitou ter uma maior compreensão acerca das possibilidades do engajamento por parte da comunidade local nas ações voltadas para a restauração ecológica e a revitalização dos recursos hídricos.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: 2021
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10488
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGCA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Caroline Bortoluzzi da Silva.pdfDissertação1,72 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.